Beatriz Siqueira da Union Vidros & Design

Podcast #03 ‘DCM Conecta’ na E-squadria Show: A digitalização da engenharia de custos com Mariele Dombroski

Por Talita Cruz

Com apresentação de Anamélia Adriano, cofundadora da On.We Rede Colaborativa de Engenharia, programa é destaque no espaço de conteúdo preparado pelo Club&Casa Design em parceria com AltoQi, Bilds.com, On.We, NurnbergMesse e Diex Mídia

Mariele Dombroski, sócia-fundadora da Baseline Engenharia Civil de Custos

Como evitar imprevistos no orçamento de uma obra? A digitalização na construção civil traz soluções inovadoras que podem auxiliar arquitetos e engenheiros a realizar uma previsão mais precisa dos custos, além de facilitar o monitoramento contínuo do progresso e das despesas do projeto.

Esse foi um dos temas abordados no podcast ‘DCM Conecta’, transmitido ao vivo na feira Glass South America e Esquadria Show 2024, realizada entre os dias 12 e 15 de junho em São Paulo, capital. Produzido pela On.We, com apoio do Club&Casa e AltoQi, o podcast contou com parcerias de peso como Bilds.com, NurnbergMesse e Diex Mídia.

No dia 13 de junho, Anamélia Adriano, engenheira e co-fundadora da On.We Rede Colaborativa de Engenharia, conduziu a conversa com Mariele Dombroski, sócio-fundadora da Baseline Engenharia Civil de Custos, que trouxe um panorama sobre a evolução do orçamento de obras com a metodologia BIM.

Mariele destacou que essa demanda pode ser melhorada com o uso de dados e tecnologia: “Com o BIM, temos uma otimização significativa do tempo para quem está fazendo um orçamento de obra, porque essas informações já estarão no modelo. Assim, otimizamos muito tempo, pois, basicamente, quando utilizamos a metodologia BIM, todas as informações já vêm de maneira adequada. O tempo que se levaria para fazer o orçamento de forma manual já não existe mais”, afirmou a especialista.

E como os arquitetos podem se beneficiar com a metodologia BIM na hora de fazer o orçamento? Essa é uma grande oportunidade para profissionais que querem se destacar no mercado, pois a porcentagem de arquitetos que dominam o BIM ainda é pequena.

“Hoje, menos de 10% dos orçamentos de incorporadores que eu recebo têm a arquitetura bem resolvida em BIM”, afirma Mariele.

Confira o bate-papo completo no YouTube.