The Collector's House

Club&Casa Design e The Collector’s House celebram parceria em Paris

A colaboração é marcada por um coquetel de abertura exclusivo, dando início à exposição ‘Uma coleção para Frans Krajcberg’ na Paris Design Week

Por Elaine Vale

Patrícia Monteiro Leclercq, da Bref Design e Arte e Thiago Sodré, do Club&Casa Design

Começa hoje (04/09) a exposição Uma coleção para Frans Krajcberg, que reúne obras de artistas e designers brasileiros na Paris Design Week.

A mostra, que acontece até 08 de setembro, reúne design, arte contemporânea e sustentabilidade, celebrando o legado de Frans Krajcberg no Espace Frans Krajcberg, em Montparnasse. Além disso, o evento contará com a presença ilustre do embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva Tavares, reforçando a relevância cultural e diplomática da mostra.

No contexto dessa inovação, o Club&Casa Design participa promovendo o coquetel de abertura em parceria com The Collector’s House, proporcionando uma experiência única.

A exposição aborda temas como sustentabilidade e inovação, conceitos que se destacam no trabalho de muitos artistas e designers brasileiros. As obras refletem o compromisso com a preservação da natureza, valores alinhados à filosofia do Club&Casa Design.

Para Thiago Sodré, CEO do Club&Casa Design, a participação na Maison et Objet Paris e Paris Design Week é um marco para a internacionalização da plataforma e do design brasileiro. “Participar de eventos desta grandeza e em parceria com a The Collector’s House é uma oportunidade de celebrar o melhor do design brasileiro, além de criar e fortalecer conexões valiosas entre nossos profissionais e o mercado internacional,” avalia.

Entre os destaques da mostra está a icônica Poltrona Esfera, de Ricardo Fasanello, confeccionada em couro de pirarucu, uma homenagem à biodiversidade brasileira. Além disso, no dia 7 de setembro, às 16h, será realizado um leilão de obras selecionadas, com parte da renda destinada à manutenção do Espace Frans Krajcberg.

Com essa iniciativa, o Club&Casa Design reforça seu papel como agente de transformação no universo criativo, com foco em inovação e sustentabilidade. “A parceria com a The Collector’s House é também uma chance de fortalecer o diálogo global, sempre com um olhar voltado para o futuro do design sustentável,” acrescenta Sodré.

Um pouco mais sobre a exposição “Uma coleção para Frans Krajcberg”

Frans Krajcberg é uma das figuras mais emblemáticas na conexão entre arte, design e natureza. A icônica casa na árvore, criada por Zanine Caldas para seu amigo Krajcberg, simboliza essa harmonia. Inspirados por essa visão, apresentamos uma coleção de arte e design em sua homenagem.

Arte e design têm o poder de desafiar convenções e, diante dos desafios ambientais, se tornaram ferramentas essenciais para promover mudanças positivas. Artistas e designers estão utilizando sua criatividade para conscientizar e inspirar a ação, cultivando uma empatia coletiva em torno da sustentabilidade, garantindo um futuro mais consciente.

Confira a lista dos artistas e designers brasileiros que apresentarão suas criações exclusivas para a mostra.:

Ângela Maria Ateliê, Atelier Cléophée, Bianca Dacosta, Clarisse Taulewali, Cris Bertolucci, DECARVALHO ATELIER, Delphine Araxi, Denise Stewart, Elizabeth Titton via Casa Bonita, Estudio BA, Estudio Bloco A, Estudio Mais Alma, Fernanda Fróes, Gileno Design by Muliê, Lâmina Art, Lavinia Góes, Lucie Gabrielle, Lyz Parayzo, Marion Flament, Maximiliano Crovato, Nina Dwin, Oiamo Atelier, Paula Sousa, Ricardo Fasanello, Ronald Sasson, Sandra Arruda, Unusualmentor Aka Anna Mari, Valéria Montag e Zanine Caldas.

Thiago Sodré e Mariana Amaral, da Itens Collections

A crescente preocupação ambiental tem levado artistas e designers a colocarem a natureza no centro de suas criações. As palavras de Frans Krajcberg são um poderoso chamado à ação.

“Estamos caminhando para a destruição do planeta. A geração atual precisa perceber sua responsabilidade. Seu legado inspira artistas e designers contemporâneos a repensarem sua relação com o meio ambiente, utilizando a eco-arte, o design e a arquitetura como agentes de transformação”, resume, Pat Monteiro Leclercq – curadora franco-brasileira residente em Paris.

Serviço:
Uma coleção para Frans Krajcberg – exposição
4/9 a partir das 15h – Vernissage para imprensa
4/9 a partir das 18h – Abertura convidados
5 − 8/9 das 13h às 19h – Abertura ao público
7/9 às 16h – Leilão e Champanhe

Espace Frans Krajcberg Paris
21 da avenida do Maine – 15º arrondissement
Idealização e curadoria: Pat Monteiro Leclercq
Realização: Bref, Design Art
Apoio: Embaixada do Brasil na França
Coquetel de abertura Clube & Casa Design
www.brefdesignart.com

Frans Krajcberg
Artista polonês que chegou ao Brasil em 1948 naturalizado em 1957, nascido em 1921 e falecido em 2017. Pintor, escultor, gravador, fotógrafo e artista plástico reconhecido por sua obra que reflete a paisagem brasileira, especialmente a floresta amazônica, e sua preocupação constante com a preservação do meio ambiente. Sua arte ganhou projeção internacional na década de 1970 com suas esculturas de madeira calcinada, muitas vezes lembrando pulmões, corações e esqueletos, como uma forma de protesto contra o desmatamento e as queimadas. Krajcberg também é conhecido por seu ativismo ambiental, utilizando sua arte como um meio de denúncia e conscientização sobre os impactos negativos da ação humana na natureza.

Pat Monteiro Leclercq
Franco-Brasileira residente em Paris, navega pelo universo do design colecionável e da arte contemporânea. Colecionadora, curadora e advisor, ela transcende fronteiras físicas e conceituais com seu projeto nômade em Paris, o Bref, design art @brefdesignart1, onde expõe obras de arte e peças de design colecionáveis de forma temporária. Pat tece uma ponte entre o móvel de autor e a arte contemporânea, nutrindo a cena artística local e promovendo o intercâmbio cultural entre a França e o Brasil e no Marrocos através da residência artística Kymia, em Marraquexe.