#Conteúdo e Visibilidade: Exposição intermitente do espaço da Deca na CASACOR Itapema 2024 traz um projeto sofisticado de inferiores 

Colaboração entre o escritório Lof e o Dauer Studio foi responsável pela concepção da mostra itinerante de arquitetura, nomeada de  “Serenidade Elemental, navegando pelas águas do presente

Jessica Dauer é arquiteta, urbanista e mestre em Paisagismo pela Universidade de Nebrija, em Madrid. A profissional foi responsável pelo projeto de interiores realizado no espaço da Deca na CASACOR em Itapema, o trabalho surgiu a partir de um convite feito pela as arquitetas Carla Fernanda e Laís Feitosa, que propuseram uma colaboração entre o escritório Lof e o Dauer Studio. 

Espaço conceito da Deca na CASACOR em Itapema 2024

A mostra itinerante de arquitetura, chamada de “Serenidade Elemental, navegando pelas águas do presente” conta com 110 metros quadrados e traz tendências para a arquitetura contemporânea, se baseando em uma estética sofisticada e regada ao paisagismo. Este estilo combina muito com o trabalho de Jessica Dauer. 

“Em 2021 fundei o Dauer Studio, com sede em Balneário Camboriú, especializado em projetos de paisagismo, piscinas e arquitetura comercial. Atuamos tanto no Brasil quanto na Espanha”, explica a arquiteta. 

​Este projeto específico conta com algumas especificações diferentes, pois não é feito para um próprio ou família, e sim para a empresa Deca que realiza a exposição. É um espaço conceito que tem como objetivo atrair o público. 

A exposição conta com uma decoração sofisticada e aconchegante para fornecer a melhor experiência aos visitantes 

“A Deca concedeu liberdade temática, mas ressaltou a importância de manter a essência da marca, orientada por detalhismo, versatilidade, funcionalidade e sustentabilidade, além de destacar o design como elemento de contemplação e sensação.”

Por se tratar de um espaço conceito, todos os detalhes fazem parte da concepção do projeto, até mesmo o nome. Por exemplo, o título  “Serenidade Elemental, navegando pelas águas do presente” foi utilizado para remeter a uma sala de banho inspirada nos banhos turcos e na filosofia de vivência plena do momento presente. 

“Serenidade Elemental, navegando pelas águas do presente” é o nome do espaço conceito que se inspira na beleza do presente

A parte da iluminação é outro ponto essencial para este espaço, pois precisa trazer conforto e sofisticação para o visitante, que está passando por uma experiência sensorial e imersiva.

“A iluminação adotada é cênica e sensorial, em consonância com a proposta de promover desconexão do mundo externo e conexão com o momento presente. Luzes pontuais destacam elementos específicos, criando uma atmosfera acolhedora e contemplativa. Assim, o visitante é guiado de forma sutil através do ambiente.” 

A iluminação é confortável para remeter a sensação de lar.

O paisagismo tem o poder de trazer aquela sensação de casa, por este motivo no projeto foi utilizado dois canteiros curvilíneos com espécies tropicais e arbustivas. A textura das plantas ajuda a complementar o fluxo orgânico do ambiente. As luzes direcionadas na parte da vegetação criam sombras e trazem dinamismo visual. 

“O resultado final oferece uma abordagem emocional e intuitiva, proporcionando ao visitante uma experiência sensorial ao longo do percurso”, afirma Jessica Dauer. 

Dauer Studio / Jessica Dauer, arquiteta, urbanista e paisagista 

Serviço 

Responsável pelo projeto:  Dauer Studio / Jessica Dauer 

Endereço do seu escritório: Rua 500, nº 904, Sala C, Centro, Balneário Camboriú, SC. 

Metragem do projeto: 110m2 

Nome do projeto: Espaço Serenidade Elemental, “ navegando pelas águas do presente” by Deca, CasaCor Itapema 2024

Telefone celular: 47 992767137

Instagram: @jess.dauer

E-mail: jessicadauer@gmail.com 

Texto: Maria Angélica Medeiros 

Fotos: João Pedro Varela / @joao.pedro.varela

About The Author