
#Conteúdo e Visibilidade: Anderson Ramos e Amanda Freitas projetam restaurante “pé na areia” em Balneário Camboriú
Por Giuliana Capello
Fotos: Alexandre Zielinsky
Com vista para o mar, um dos salões do restaurante projetado pelo The Office Arq & Design inspira momentos aconchegantes entre gastronomia, arquitetura e natureza
Em Balneário Camboriú, o arquiteto Anderson Ramos e a designer de interiores Amanda Freitas, fundadores do The Office Arq & Design, assinam a reforma do restaurante PortoKalies, de quase 800 m², na Praia das Laranjeiras. O escritório é especializado em arquitetura e design de interiores, com atuação em projetos residenciais e comerciais, combinando funcionalidade e estética, e criando espaços personalizados que mesclam referências contemporâneas, clássicas e industriais, adaptadas às necessidades dos clientes.
A presença das floreiras com plantas exuberantes proporciona conforto e sensação de bem-estar
“Para este cliente, optamos pela demolição total da antiga estrutura para que fosse concebido um novo restaurante. O imóvel “pé na areia” pertence a uma família local há muitas décadas, mas é uma empresa terceirizada que administra o restaurante”, contam os arquitetos.
O grande salão principal acomoda os clientes com conforto e layout fluido, com boa circulação
Segundo eles, uma das principais demandas dos clientes era a de que a edificação se destacasse frente as demais e despertasse a curiosidade do público na praia. “A ideia era que as pessoas quisessem explorar todas as sensações que o restaurante pode proporcionar, desde sua gastronomia até a arquitetura com todas as camadas sensoriais que cada ambiente traz”, completa Anderson Ramos.
Seguindo a linha clássica e sofisticada, os banheiros do restaurante apresentam metais e pendentes dourados, piso com desenho orgânico e papel de parede com design marcante
Por ser um restaurante “pé na areia”, uma das necessidades era oferecer ao cliente que estivesse na faixa de areia acesso à infraestrutura da edificação como tomadas, banheiros e duchas.
Com isso em mente, o projeto foi distribuído em dois pavimentos. No andar inferior, forma locados banheiros, depósito, casa de máquinas, hall dos funcionários, refeitório e câmara frigorifica, além de ducha e banheiro para banhistas.
Já no andar superior está localizado o salão principal para até 180 pessoas, lavabo PNE, cozinha, bar e hall de espera, além de duas possibilidades de acesso, tanto pela praia quanto pela rua.
Elementos clássicos reforçam a atmosfera sofisticada do restaurante à beira-mar
Como o perfil de clientes do restaurante é eclético, o layout oferece diferentes ambientes e formas de ocupação, desde atendimentos com duas pessoas até a possibilidade de mesas com até 18 lugares, sem alterar a circulação de outros clientes e funcionários, bem como mantendo rotas de fuga e vista panorâmica.
“O projeto como um todo buscou se amparar num conceito mais clássico, saindo um pouco do conceito de bares e restaurantes tropicalizados, e seguimos a vertente meio grega, mediterrânea”, relatam.
Outro ponto incomum e um diferencial do projeto, ele diz, foi a construção da edificação. “Fizemos 100% da obra em concreto celular leve, que oferece propriedades como resistência ao calor, retardo na propagação de chamas, acústica e ajuda no controle térmico da edificação”, finaliza o arquiteto.
Os arquitetos Amanda Freitas e Anderson Ramos, em ambiente do restaurante PortoKalies
Serviço
Nome dos responsáveis pelo projeto: The Office Arq. e Design (Anderson Ramos e Amanda Freitas)
Nome do projeto: PortoKalies Restaurante
Metragem: 798,12 m²
Endereço do escritório: Rua Uruguai, 223, sala 805, Centro, Itajaí, SC
Telefone: (47) 99657-0218
E-mail: anderson01ramos@gmail.com
Instagram: @the.office.arq
“As informações necessárias para a matéria, assim como as imagens para ilustração, são de responsabilidade do entrevistado”.