#Conteúdo e Visibilidade: Traços leves e formato em “C” marcam esta residência contemporânea assinada por Jayme Bernardo

Por Giuliana Capello
Fotos Tuca Reines e Daniel Katz (retrato)

Linhas suaves e muita integração com a natureza do entorno marcam o projeto de Jayme Bernardo para esta casa em um haras paranaense

Apenas um ano depois de formar-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1982, Jayme Bernardo abriu o próprio escritório na capital paranaense, onde mantém sua base até hoje, com dois outros endereços, em São Paulo e Santa Catarina, que ampliam sua atuação para todo o Brasil. Para não encontrar obstáculos na hora de colocar sua arte em pé, Jayme também estudou Engenharia, know-how que se tornaria quase uma arma secreta em seu business.

Além da arquitetura, em 2011 ele lançou sua marca de mobiliário de objetos de decoração, a Jayme Bernardo Design, hoje a premiada DIEEDRO, que acaba de lançar o Buffet 2V, uma peça que se destaca pela cor vermelha pelos pés que parecem invadir a estrutura da caixaria, criando recortes em V nas portas, em uma mistura fina de funcionalidade e boa estrutura.

Neste projeto da residência HARAS OC, em Piraquara, PR, o arquiteto apresenta moldes contemporâneos, de traços leves e com total integração com a área externa através de grandes planos de vidros. 

Em 560 m², a casa térrea é resultado de muitas conversas com o proprietário, um jovem empresário que gosta de receber amigos e é admirador da natureza. A planta distribui-se em formato de “C”, evidenciando a setorização pretendida: serviços, social e íntimo.

Internamente, os ambientes foram trabalhados de maneira a se tornarem atemporais, permitindo a circulação livre, a proporção ideal e a neutralidade em texturas e tonalidades. Assim, Jayme garantiu espaços leves e máxima amplitude.

O mobiliário assinado por grandes designers é um dos destaques, como as cadeiras NUB da bancada do espaço gourmet, de Patricia Urquiola, as poltronas Portfolio, de Ferruccio Laviani, e o sofá Turner, de Hannes Wettstein, todos fornecidos pela Montenapoleone, de São Paulo.

O paisagismo leve, de desenho sutil, também carrega a assinatura do arquiteto. Nele, planos de madeira, o volume da piscina e da própria casa conversam com a paisagem natural de forma delicada e pura, tornando a propriedade um verdadeiro oásis de convivência equilibrada e única entre arquitetura e natureza.

Jayme Bernardo

Serviço

Jayme Bernardo Arquitetos

Nome do projeto: HARAS OC

Metragem: 560 m²

Endereço: Av. Batel, 1230, Batel BTC, cj 911, Curitiba, PR

Telefone: (41) 3342-3650 e (11) 3063-1105

Instagram: @jaymebernardoarquitetos

About The Author