#Conteúdo e Visibilidade: Ateliêr Re Torrens é um projeto especial para a equipe do Estúdio Lahr 

Todo projeto tem uma carga emocional para os clientes e para os profissionais, mas neste caso foi ainda mais especial, pois a arquiteta Analu Farhat, do Estúdio Lahr, tem uma relação de amizade com a proprietária do Ateliêr Re Torrens

Texto: Maria Angélica Medeiros

Produção das fotos: Guilherme Garcia

Fotos: Fábio Jr. Severo / @fabiojrsevero

Um design delicado e funcional que combina linhas suaves com iluminação integrada

A arquiteta Analu Farhat criou o Estúdio Lahr em 2012 , o seu objetivo era encontrar a sensação de lar, para isso, ela sempre se faz a seguinte pergunta: O que contém um lar?. “No escritório desenvolvemos uma arquitetura humana e eficiente, seguindo conceitos de biofilia e minimalismo como base de pesquisa”, explica a profissional. 

Com seus anos de experiência, a arquiteta já está acostumada com os desafios e alegrias de desenvolver um projeto. Porém, o Ateliêr Re Torrens foi diferente, pois trouxe a alegria de poder participar e realizar o sonho de uma amiga. A conexão dessa amizade foi ideal para o desenvolvimento do local. “Eu já tinha feito dois apartamentos para minha amiga e seu marido. Neste projeto do ateliê, ela foi uma cliente que topou tudo, meus ideais e conceitos, quando mostrei as ideais, ela se apaixonou na hora, nós duas estávamos apaixonadas pelo projeto.” 

Ateliêr Re Torrens: projeto de uma sala com 25 metros quadrados realizado pelo Estúdio Lahr.

O Ateliêr Re Torrens está localizado na Praia Brava, Itajaí – SC, é um sala comercial que a cliente adquiriu para se tornar o espaço físico de sua loja. Logo após a compra, o Estúdio Lahr foi procurado para começar o projeto. 

O objetivo era deixar o lugar aconchegante para receber seus clientes de maneira personalizada, mesmo sendo um espaço comercial era importante ter uma atmosfera acolhedora. O maior desafio foi otimizar os  25m² para acomodar o estoque, o escritório e o provador. Com tanta confiança de ambos lados, o resultado foi ainda mais emocionante do que esperado. 

Otimização do espaço para criar um ambiente que pudesse comportar um estoque, um provador e um escritório

Batismo da obra e renovação de vida

A equipe do Estúdio Lahr tem uma tradição de realizar um batismo no primeiro dia da obra, basicamente consiste na quebra de uma parede, que é um ato terapêutico e simboliza o novo.  É claro que com esse projeto não seria diferente, inclusive, foi ainda mais especial, pois o batismo foi realizado no dia do aniversário da proprietária do Ateliêr Re Torrens. 

“Desde o começo do escritório, quando vamos começar uma obra, ou projeto, a gente faz o momento de demolição da parede, é engraçado que os clientes pedem para ir junto sentir esse movimento que é demolir uma parede. No dia do aniversário da cliente, em parceria com a sócia dela, com a equipe do escritório e até mesmo com a presença da mãe dela, a gente chamou todo mundo e ficamos esperando ela com champanhe e balões, quando ela chegou era o início dessa fase nova, que foi muito especial,” conta Analu. 

Ateliêr Re Torrens: elegância e neutralidade 

Um grande estoque deste projeto é a iluminação que casa perfeitamente com a decoração e com o toque acolhedor pedido pelo cliente. 

“Decidimos não rebaixar o teto, pois queríamos maior amplitude possível, então o luminotécnico foi desenvolvido no mobiliário criando grandes luminárias. O destaque é para o nosso cabideiro que cria uma linda linha orgânica de luz pela sala.”

O cabideiro com luz foi utilizado para criar uma linha orgânica de iluminação por toda a sala.

Além disso, o uso de uma base neutra com linhas orgânicas cria um ambiente leve e bem iluminado, ideal para combinar com as das cortinas Duette®, da Hunter Douglas, as peças possuem uma estrutura composta por células inspiradas nos favos de mel das colmeias, permitindo o alto conforto térmico e absorção acústica.  

É claro que o resultado do Ateliêr Re Torrens só podia ser o melhor possível. “Esse aconchego que a gente deu ao projeto é um reflexo de como a gente o desenvolveu e do amor que colocamos”, afirma a arquiteta. 

A arquiteta  Analu Farhat do Estúdio Lahr 

A parceria entre o Estúdio Lahr e o Ateliêr Re Torrens foi tão certeira que já rendeu uma continuação. A arquiteta Analu Farhat entregou a segunda loja do Ateliêr, esse espaço é um pouco maior e continua com a mesma essência do primeiro espaço. 

Serviço

Responsável pelo projeto:  Analu Farhat – Estúdio Lahr 

Endereço do seu escritório: Rua Uruguai, 223 

Metragem do projeto: 25m²

Nome do projeto: Ateliêr Re Torrens

Telefone celular: (47) 996901654

Instagram do Profissional: @lahr_arquitetura / @analufarhat

E-mail do profissional: contato@lahr.arq.br

About The Author