#Conteúdo e Visibilidade: Áreas Comuns do Reserva Figueira por Stach Bordignon
As arquitetas Claudia Stach e Daniela Bordignon, estão à frente do escritório Stach Bordignon Arquitetura e acabaram de entregar o projeto das áreas comuns do edifício Reserva Figueira em Praia Brava – Itajaí / SC.
Texto: Maria Angélica Medeiros
Fotos: Arq.verso @arq.verso e @zans.art / @jess_pellegrini
As arquitetas Claudia Stach e Daniela Bordignon, estão à frente do escritório Stach Bordignon Arquitetura e acabaram de entregar o projeto das áreas comuns do edifício Reserva Figueira em Praia Brava – Itajaí–SC.
Claudia Stach e Daniela Bordignon são formadas em Arquitetura e Urbanismo desde 2005, com uma parceria impecável, elas decidiram fundar a Stach Bordignon Arquitetura em 2013, desde então são responsáveis por projetos inéditos e elegantes. Inclusive, o mais recente de todos é a montagem das áreas comuns do edifício Reserva Figueira do Grupo Brava Beach Internacional.
Com mais de 5.000 m², as áreas comuns do Reserva Figueira são essenciais para trazer atender todas as necessidades e expectativas do cliente, além de deixar os condomínios com leveza e elegância. “As soluções precisam ser inteligentes para atender às várias situações de uso e praticidade em manutenção, pensando em acabamentos e materiais que perdurem. Neste empreendimento em particular, a ideia é a sofisticação, com materiais nobres, mas nunca esquecendo que o morador está perto da praia. Esta leveza precisa ser passada para o projeto, ao caminhar e utilizar as áreas dos espaços comuns, o morador deve sentir que é uma continuação do entorno, mas com suas comodidades e segurança,” afirma as arquitetas.
O desenvolvimento de um projeto tão importante levou tempo, começou a ser construído em 2020, a Stach Bordignon Arquitetura foi inserida ao planejamento e construção em 2021 e em maio de 2024 o empreendimento foi entregue. O trabalho chegou até as arquitetas por meio de um convite realizado pelo diretor do Grupo Brava Beach.
O edifício em si já carrega um estilo de alto padrão, assim como outros empreendimentos da Brava Beach. Além disso, a localização na Praia Brava é um dos locais mais desejados de Santa Catarina, é por esses motivos que todo o projeto foi pensado para trazer exclusividade, elegância e também aproximar o mar e as áreas verdes.
Reserva Figueira conta com espécies resistentes para fazer parte do projeto de paisagismo, além de serem plantas que complementam a arquitetura
Um grande ponto das áreas comuns foi o projeto luminotécnico, até porque as arquitetas compartilham um grande interesse por essa área. “Claudia e eu aproximamos nossa parceria depois de uma pós-graduação em Lighting Design que finalizamos em 2009, uma de nossas afinidades é a paixão pelo projeto luminotécnico, as novidades e variedades de fontes luminosas,” relata Daniela.
As arquitetas explicam que para prezar pela praticidade elas buscam por iluminações adaptáveis. “Nos ambientes internos do empreendimento, especificamos iluminações gerais que valorizam as soluções do projeto de interiores, contemplando diferentes usos, mas que não compliquem o dia-a-dia. Peças com apelo estético são pontuais e geralmente não são os protagonistas. A iluminação técnica foi amplamente utilizada para que somente os efeitos da luz complementem o resultado, trazendo sensações de aconchego, valorizando as texturas e os acabamentos.”
As cores claras são uma boa opção para projetos elegantes como este, além do uso de arandelas na parte da iluminação.
Mesmo que o projeto luminotécnico seja um ponto alto para a Stach Bordignon Arquitetura, também houve desafios, como por exemplo a altura dos pés-direitos dos espaços, e trazer esta luz para a escala normal sem ofuscar.
Nas áreas externas, as fontes luminosas foram pensadas para serem camufladas com o verde. Por esta razão as folhas são utilizadas como rebatedores, é uma boa forma de valorizar a vegetação. Outro recurso utilizado foram as arandelas, ideais para se adaptar à altura das marquises e forros, que passavam de cinco metros de altura.
As luzes são aconchegantes para criar um clima de relaxamento na área da piscina.
Para finalizar o projeto luminotécnico, a equipe decidiu complementar a iluminação com balizamento nas escadas, rampas e bancos. Desta forma, a luz indireta reflete nos revestimentos do empreendimento e não precisa da iluminação direta. A temperatura de cor das lâmpadas foi definida entre 2700 a 3000K. “Deixando os tons mais quentes parecendo um fim de tarde.”
O Reserva Figueira é um empreendimento de alto padrão na Praia da Brava
Uma área comum com mais de 5.000 m² não pode deixar de ter um espaço verde. Para isso, a equipe da Stach Bordignon Arquitetura contou com o apoio de uma assessoria, que forneceu todas as plantas, vasos e insumos. “Escolhemos as espécies que mais se adequariam ao projeto, pelo ambiente de maresia, ventos e períodos de chuvas. Selecionamos plantas com volumetria que complementaram as linhas da arquitetura.”
Serviço
Responsável pelo projeto: Stach Bordignon Arquitetura / Arq. Daniela Bordignon
Arq. Claudia Stach
Endereço do seu escritório: Terceira Avenida, Número 1145 – Sala 33 – Centro / Balneário Camboriú / SC.
Metragem do projeto: Mais de 5.000 m²
Nome do projeto: Projeto de interiores Reserva Figueira – Brava Beach Internacional
Telefone celular: (47) 988776896 (arquiteta Daniela Bordignon)
Instagram: @stachbordignonarquitetura
E-mail: arquitetura@stachbordignon.com.br