Com o objetivo de oferecer espaços confortáveis e práticos, o projeto de interiores da Casa Pupunha conta com poucos elementos, visto que a fluidez era uma das prioridades dos moradores

#Conteúdo e Visibilidade: projeto de interiores da Casa Pupunha trabalha com o conceito de espaços fluidos e foca na praticidade

Christiane Coimbra, arquiteta e urbanista formada pela Ulbra (Universidade Luterana do Brasil), é pós-graduada em Design de Interiores pela UVA (Universidade Veiga de Almeida), no Rio de Janeiro. 

Com uma sólida formação acadêmica e uma experiência prática, a profissional tem um profundo compromisso com a excelência e se destaca na criação de projetos residenciais e comerciais de arquitetura e interiores, com foco na personalização.

Com o objetivo de oferecer espaços confortáveis e práticos, o projeto de interiores da Casa Pupunha conta com poucos elementos, visto que a fluidez era uma das prioridades dos moradores

Localizado no bairro Tarumã, em Manaus, capital do Amazonas, a Casa Pupunha teve seu projeto de interiores pensado para um imóvel de 250 m² que serve como refúgio de finais de semana e espaço para temporadas. 

Desenvolvido pela arquiteta e urbanista, o trabalho focou em conforto, sofisticação e praticidade, alinhando o interior à arquitetura original assinada pelo escritório Laurent Troost Architectures.

Os móveis soltos foram usados para que fosse possível montar novos layouts, adequando o local ao uso do dia a dia, de festas e até mesmo de trabalho remoto, quando necessário

A casa pertence a um casal de empresários com dois filhos adolescentes. Como esse foi o quarto projeto realizado para a família, Coimbra tinha uma compreensão aprofundada das necessidades dos moradores. 

Nesse caso, os proprietários desejavam um ambiente que pudesse ser aproveitado tanto para momentos de lazer e descanso quanto para trabalho em home office, sem abrir mão da funcionalidade e da fluidez dos espaços.

Toda a iluminação foi pensada de acordo com as possibilidades de variações de layouts da área de recepção de convidados, que engloba as salas de estar e jantar e o espaço gourmet

Para atender essas expectativas, o design priorizou a integração entre interior e exterior, criando espaços amplos e flexíveis. A área de estar, jantar e gourmet recebeu móveis soltos, permitindo diferentes configurações conforme o uso – seja para o dia a dia ou para eventos maiores.

A biblioteca, que conta com iluminação em trilhos que focam nas estantes, destaca os livros dos proprietários do imóvel, trazendo personalização ao projeto

Além disso, a base neutra predominou nos quartos e banheiros, proporcionando unidade visual, enquanto a madeira freijó destacou-se na biblioteca e na cozinha, contrastando com o verde natural que adentra os ambientes.

A iluminação também foi personalizada para atender às variadas necessidades do projeto. Nas áreas sociais, sistemas ajustáveis permitem realçar diferentes layouts, proporcionando funcionalidade e aconchego.

Arquiteta e urbanista, Christiane Coimbra foi a responsável pelo projeto de interiores da Casa Pupunha, localizada no bairro Tarumã, na cidade de Manaus, no Amazonas

O projeto contou, ainda, com um paisagismo cuidadosamente elaborado pela arquiteta Hana Eto Gall, que utilizou plantas nativas para criar uma conexão com a natureza e reforçar a sensação acolhedora dos espaços. 

O resultado é um lar onde o design de interiores complementa perfeitamente a arquitetura e o paisagismo, formando um ambiente sofisticado e funcional.

SERVIÇO

Nome do responsável pelo projeto: Christiane Coimbra

Metragem do projeto: 250 m²

Nome do projeto: Casa Pupunha

Endereço do escritório: Avenida Maneca Marques, 10, sala 1, Parque Dez de Novembro – Manaus/AM

Telefone celular: (92) 98153-7015

Instagram: @chriscoimbraarq

E-mail do profissional: chriscoimbra.arq@gmail.com

Por Caroline Knup Tonzar

Fotos: Lari Cohen (@laricohenfotografia)

About The Author