#Club&Casa Home – Poucos elementos garantem fluidez e funcionalidade na metragem reduzida de flat em São Paulo
Neste contemporâneo espaço, apenas o essencial é privilegiado e alternativas multifuncionais suprem as necessidades.
Texto: Giulia Esposito
Fotos: Sidney Doll/Divulgação
Aproveitar ao máximo a metragem e modernizar eram os objetivos da engenheira civil Dani Balero, da Engefusion Engenharia, para o flat de 40 m² de um investidor, no paulistano bairro de Moema. O uso de poucos elementos – somente os necessários para o dia a dia –, garantindo a fluidez da circulação, a demolição da parede que separava a copa do dormitório e a adoção de uma paleta neutra e clara, com cinza, branco e fendi, resultaram no sucesso da empreitada.
Como funcionalidade é essencial em apartamentos de pequena metragem, no living, o painel da TV está integrado a um móvel dotado de outras duas funções: armário, na copa, e guarda-roupas, no quarto. A peça de marcenaria também possui um nicho decorativo para vasinhos e porta-retratos.
Na parede do sofá, o toque de natureza é garantido pelo quadro (Urban Arts Santo André) que retrata uma grande folha verde e seus detalhes e, para manter a unidade visual, ornando com o sofá, todo o piso foi revestido por porcelanato Absolut Cimento AC (60 x 60 cm).
O projeto luminotécnico (Efeitoluz) é bem diversificado: na sala, trilho eletrificado, preto, com spots direcionáveis; na copa, spots de embutir no forro e fita de LED na marcenaria, para iluminação indireta na bancada; e, no quarto, luminária central e spots com diferentes circuitos, para o melhor controle da iluminação.