#Club&Casa Home – Bom proveito de metragem maximizou os ambientes desta morada modelo
Com soluções criativas de armazenamento, iluminação impecável e muito bom gosto, projeto valoriza o convívio social neste apartamento decorado.
Texto: Vanda Mendonça
Fotos: Andre Mello e Simone Alves (retrato)/Divulgação
Quando a arquiteta Cecília Petin, do Arqueria Estúdio, foi acionada para dar o devido charme ao apartamento decorado com 107 m² – na Pompeia, bairro da Zona da Orla de Santos (SP) –, ela incorporou a essa unidade as necessidades de uma família formada por um casal com filho pequeno. Os espaços deviam ser integrados e ter muito aconchego para o convívio familiar, sem abrir mão do bom aproveitamento de cada ambiente e de soluções de armazenamento.
Na cozinha, a implantação de um canto alemão, cujos assentos servem como baú, foi a melhor opção para o rendimento do espaço. Ela foi integrada totalmente à sala, com sofá grande e estante suspensa, criando um canto para o home office. Já a integração entre sala e varanda gourmet – onde está o jantar – é opcional, graças à porta com abertura total.
Na suíte máster com cama queen, mesas laterais e um nicho com prateleiras menos profundas dão apoio à TV. O acabamento reservado às paredes, com pintura marmorato de efeito queimado, facilita a manutenção. No dormitório infantil, os degraus da escada de acesso à cama beliche também são gavetas. Trata-se de uma boa alternativa para driblar o tamanho do ambiente, que ainda conta com três portas (acesso, banho e varanda). A iluminação foi outro recurso adotado pela arquiteta para valorizar o projeto.