#Club&Casa Home – Elementos alusivos ao mar e à natureza compõem um lar apurado e cheio de vida
Com referências biofílicas e litorâneas, este sobrado prestigia as riquezas naturais e o bem viver a partir delas, sem renunciar ao conforto e requinte.
Texto: Giulia Esposito
Fotos: Agência Flow (retrato) e Miro Martins/Divulgação
Imerso em uma envolvente atmosfera praiana, este sobrado de 307,29 m², que ocupa um terreno de 432,03 m² num condomínio em Indaiatuba (SP), tinha o propósito de acolher um jovem casal sem filhos, dono de uma dupla de cachorrinhos. Em sua construção, a arquiteta Mariana Cristina Trinca, que assina toda a obra, tirou partido das estruturas metálicas, evidenciadas na fachada, que possui brises de alumínio em tom amadeirado paralelos às janelas envidraçadas. Aqui, aliadas aos elementos verticalizados e horizontalizados e aos tons madeirados, as pedras como revestimentos corroboram a leveza.
Internamente, o cimento queimado é pano de fundo para o sexteto de obras com fotografias que formam uma inspiradora paisagem bucólica e adornam o living, em que poltronas e tapete azuis ambientam o cenário alusivo ao mar. Do lado oposto, a estante decorativa cumpre inclusive a função de bar. Um elegante espaço de leitura, formado por luminária de piso e a icônica poltrona Charles Eames, marca a transição para o home theater e, neste espaço, a marcenaria com ripados e prateleiras reforça a linearidade do projeto, ao passo que a presença do azul intensifica a influência marítima.
Comumente inutilizado, o vazio sob a escada que conduz à área íntima foi ricamente ambientado com um revestimento de parede que remete ao fundo do mar, um cativante jardim interno (Super Jardim Decor) com seixos brancos e mesa de madeira que dá apoio a vasinhos e adornos.