#Club&Casa Home – Inspiração modernista confere requinte e naturalidade à casa de dois andares
Morada que mescla alvenaria estrutural, vigas metálicas, lajes e piso de concreto descortina-se
para a natureza.
Texto: Angela Villarrubia
Fotos: Rodrigo Mazolla/Divulgação
Um sobrado com influência modernista, beneficiado por piscina e integração dos ambientes sociais à natureza, além de privacidade na ala íntima. Esse era o sonho – tornado realidade – do casal com dois filhos e três pets, que foi contemplado com um projeto que mescla alvenaria estrutural e vigas metálicas. Isso possibilita um balanço de 10 m que sustenta dois andares acima, dando abertura total às esquadrias em alumínio, para permitir plena visão do principal parque da cidade de Itatiba (SP), na Reserva Santa Rosa. Assinada pelas arquitetas e urbanistas Erica Messias e Barbara Panassi, a casa tem área total de 620 m² e construída de 440 m², dividida em três pavimentos.
“Os clientes queriam laje e piso em concreto. Portanto, a melhor solução para vencer os grandes vãos foram as lajes painel, que permanecem na cor original”, explicam. Na sua montagem, assim como das vigas, houve uma ordem para que o peso fizesse o contrabalanço. E como um caminhão Munck precisava entrar na área das salas de estar e jantar para o içamento das lajes, as profissionais também tiveram que prever a sua medida. Todos os pavimentos ainda foram pensados para que as alisadoras de concreto circulassem livremente para a execução do piso de cimento queimado industrial.
De olho na acessibilidade, um elevador interliga os andares, os cômodos têm medidas para o giro de uma cadeira de rodas e as portas são adaptáveis. A morada ainda conta com energia fotovoltaica e solar, além de automação. Colaboração: Marcelo Poli (engenheiro civil calculista).