#Club&Casa Home – Décor industrial

Espaço congrega mercado, restaurante e sushi bar com releitura atualizada das antigas mercearias.

Fotos: Gui Moelli/Divulgação

O conceito dos pequenos mercados de venda a granel de grãos, frutas secas e oleaginosas norteou o Empório Frutaria, no bairro paulistano de Moema. O estabelecimento, entretanto, está instalado em um generoso espaço de 500 m², que ainda congrega um restaurante e um sushi bar. Para acompanhar essa ideia, o escritório Korman Arquitetos, sob o comando da arquiteta Carina Korman, reformou o local, que antes era um bar, e propôs uma decoração moderna com estilo industrial, de ar bem descolado.

“No balcão central, usado como sushi bar, utilizamos a cerâmica, que remete a tijolinhos cerâmicos (Metro White, Eliane) e tem uma pegada mais retrô, e tampo de Silestone cinza”. Estantes vazadas de marcenaria separam o salão do empório. Já as mesas vêm com laminado (Formica) que imita concreto e cadeiras de ferro preto (Marka Móveis) ou com encosto amadeirado (Artesian).

No salão integrado, o teto recebeu pintura de concreto, para remeter a uma laje, e conduletes aparentes. O piso faz alusão a um assoalho de madeira, mas com a praticidade do porcelanato que emula esse material.

Na área reservada para o mercado, pendentes de alumínio preto foram instalados nos
conduletes e uma bicicleta retrô decora a parte superior do salão com pé-direito
de 4,5 m. A abundante luz natural é proveniente, sobretudo, de uma extensa claraboia
e de grandes panos de vidro.

Este espaço deveria ter “cara” de varanda, por isso foi ambientado com um painel
de samambaias e orquídeas, mesas de teka e ventiladores com pás.

SERVIÇO

Cogumelos ao molho oriental

INGREDIENTES

80 g de arroz arbóreo

30 ml de vinho branco

1 colher de sopa de cebola picada

2 colheres de sopa de manteiga

1 colher de sopa de parmesão ralado

1 colher de sopa de azeite

30 g de shitake

30 g de shimeji

2 unidades de aspargos branqueados

500 ml de caldo de legumes

PREPARO

Refogue o arroz arbóreo com uma colher de sopa de manteiga, a cebola e o vinho branco. Acrescente o caldo de legumes aos poucos até dar o ponto do risoto (mais al dente). Finalize com o restante da manteiga e com o parmesão ralado. Reserve o preparo. Em outra panela, refogue os cogumelos com um fio de azeite e acrescente-os ao risoto já finalizado. Monte o preparo em um bonito prato e ajeite os aspargos branqueados sobre o risoto.

KORMAN ARQUITETOS

Instagram: @kormanarquitetos

Deixe um comentário