#Club&Casa Home – Neutro, elegante e perfeito para o convívio familiar

Uma área social com peças refinadas e cores sóbrias dedica-se ao acolhimento da família

Texto: Giulia Esposito Fotos: Gino Pasquato (retrato) e Ricardo Teixeira/Divulgação

O envidraçamento e a inclusão de telas solares
na varanda tornam mais amena a incidência da luz no living. Cortinas com transparência (Santo Linho), de tonalidade suave, cooperam com a atmosfera acolhedora.

Para trazer novos ares ao lar, uma diferente paginação nos ambientes sociais do apartamento de 110 m², no bairro do José Menino (Santos), era o que desejava o casal, pais de uma garota de oito anos. Baseado na versatilidade do estilo contemporâneo, o arquiteto e urbanista Cacá Mendes explorou neste projeto a ele-gância dos tons terrosos e uma paleta de beges, que predominam e contrastam com as nuances mais escuras da madeira e do dourado. Pinceladas de azul estão presentes em alguns objetos decorativos, como vasinhos de plantas, taças e o quadro sobre o buffet (Kaza Bella Planejados), além do tapete (Elaine Natali Tapetes), peça que simula uma pintura abstrata em tela e adiciona movimento à ambientação.

Na união entre estar e jantar, uma linguagem única foi formada pela combinação entre o sofá marrom e o projeto de marcenaria com colunas iluminadas de madeira (Kaza Bella Planejados), que, bem ao lado da mesa de refeições, emoldura o grande espelho que reveste a parede, trazendo amplitude. Cadeiras estofadas, mesa com tampo de vidro e papel de pa-rede que alude à requintada textura do linho acrescentaram suavidade ao espaço, ao passo que o pendente (Galeria Ouro Velho), com lâmpadas dispostas assimetricamente, deu o devido toque de modernidade.

De volta ao estar, que também desempenha o papel de home theater, um suporte para a TV, amparado por iluminação, trouxe uma atmosfera intimista e acolhedora às noites de cinema em casa. Abaixo dele, finalizaram a composição, com sobriedade e elegância, um móvel planejado (Kaza Bella Planejados), sem pés, em tom de madeira clara, uma dupla de almofadas com estampa étnica e uma escultura abstrata, que enriquece a parede.

A concepção do projeto luminotécnico parte do rebaixamento de um forro de drywall com junta de dilatação e cortineiro. Nele, lâmpadas foram embutidas, de modo a valorizar os detalhes da composição e permitir a variação da intensidade lumínica.
Um painel iluminado serve de suporte à TV, no espaço clean, com cores tranquilas.
A varanda foi dedicada à criação de um pequeno e moderno ambiente para conversas ou uma boa leitura, com tapete, poltronas estofadas, mesinha redonda com pés curvos – para apoiar livros e copos – e até uma manta para garantir mais conforto.

Mais imagens:

Cacá Mendes

(13) 99797-2231

@cacamendes.studiodearte

Deixe um comentário