Oca recebe primeira edição do ArtSampa; saiba mais sobre o evento

Reunindo cerca de 50 expositores, a feira acontece de 16 a 20 de março e concretiza a expansão da ArtRio.

“A Gota do Orvalho”, quadro de Patrícia Carparelli – Foto: Divulgação

No ano do centenário do movimento modernista de 1922, São Paulo volta a ser palco das mais diversas expressões artísticas. Entre os dias 16 e 20 de março, a cidade recebe a primeira edição do ArtSampa, na Oca, localizada no Parque do Ibirapuera.

Mais de 50 expositores, entre galerias e instituições, estão reunidos no icônico prédio de Oscar Niemeyer. A ArtSampa é realizada pelos mesmos sócios da ArtRio, Brenda Valansi e Dream Factory, e celebra a expansão da feira carioca, que existe há 11 anos. O MIRA, programa dedicado à videoarte, leva projeções diárias para o topo da cúpula branca da Oca.

A feira reúne galerias e artistas do país inteiro que, previamente, tiveram seus trabalhos analisados pela curadoria do evento. Além dos nomes bem estabelecidos, o destaque vai para as galerias jovens, com menos de dez anos, que estão presentes em peso no evento, como Aura, Central, Janaina Torres, OMA e Sé, que representam artistas cujas carreiras estão em fase de consolidação. A OMA Galerias, fundada em 2013, leva para a feira obras de três jovens artistas em ascensão: Andrey Rossi, Giovani Caramello e Marjô Mizumoto.

“Cabeças”, obra de Giovani Caramello – Foto: DIvulgação

A ArtSampa traz programação presencial e online, contando com palestras, performances, lançamentos de livros e atividades culturais. Abordando temas contemporâneos sobre as artes, o programa Conversas ArtSampa é realizado no auditório da Oca, com transmissão simultânea ao vivo no telão do jardim e online no artsampa.com.br.

Além do espaço (físico e virtual) da feira, também acontecerá a ArtSampa Educação, com exposição interativa e gratuita em quatro shoppings da cidade e um de Campinas, até 12 de junho. A ação estreia no shopping Plaza Sul e, na sequência, chega aos shoppings Metrópole, Campo Limpo, Taboão e D. Pedro, em Campinas. Sob curadoria da museóloga e professora de arte Libia Schenker, a mostra conta os principais períodos da história da arte, do Renascimento ao Expressionismo Abstrato, reunindo nomes como Monet, Cézanne, Picasso, Matisse e Miró.

ARTSAMPA
Local: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 3 – Vila Mariana, São Paulo, SP
Data: 16 de março – Preview das 13h às 21h | 17 a 19 de março, das 13h às 21h | 20 de março, das 12h às 20h
Ingressos: R$ 50 / R$ 25 (artsampa.com.br/tickets)
Feira Online: artsampa.com.br

Deixe um comentário