#Club&Casa Home – Peças de acervo pessoal criam morada repleta de boas memórias, muito conforto e bem-estar

Projeto prioriza confortável espaço de lazer na varanda, para convívio social, em projeto assinado pela arquiteta Sandra Sanches.

Texto: Giulia Esposito

Fotos: Renato Lombarde (retrato) e J. Vilhora/Divulgação

No home theater, as verdadeiras estrelas do ambiente são as espadas e medalhas de honra que o morador herdou do pai, antigo oficial da marinha, colocadas na parede lateral, fazendo as vezes de obra de arte.

A priorização do bem-estar e de peças de caráter sentimental conduziram a obra e a ambientação contemporânea do novo apartamento, de um casal maduro, que possui 180 m² e fica no bairro Cerâmica, em São Caetano do Sul. Sandra Sanches, a arquiteta e designer de interiores responsável pelo projeto, abusou dos tons neutros e, por meio de revestimentos e diversos objetos, adicionou toques coloridos marcantes, que trouxeram graça e vida ao lar.

O sofá reto e atemporal e o extenso banco que preenche as costas dele foram as melhores escolhas para o home theater, porque, desta forma, foi possível enfatizar as verdadeiras estrelas do ambiente: as espadas e medalhas de honra que o morador herdou do pai, antigo oficial da marinha, colocadas na parede lateral, fazendo as vezes de obra de arte. Poltronas Sato, do designer Ronald Sasson, complementam e, para os dias frios, uma lareira foi embutida na mesa de centro.

Na sala de jantar, a mesa quadrada, com moldura de madeira e tampo de vidro, traz fluidez à área social. Contudo, o protagonista é o generoso pendente Triplo, da Art Maison (à venda na Ilumine Light), com argolas brancas vazadas e iluminação direta mais do que eficaz. Piso vinílico, com estética de madeira (Barotti Design).

Ambiente indispensável e decisivo na compra do apartamento, a varanda gourmet contempla um atrativo conjunto de madeira de demolição, que inclui mesa de refeições, bancada e banco, com estofado em tecido. O mesmo revestimento colorido da cozinha foi utilizado na estrutura da churrasqueira, garantindo unidade visual. E, ao lado, uma vivaz mandala, que foi trazida como lembrança de uma viagem ao Chile. Este espaço pode ser acessado pela área social ou diretamente pela cozinha. Vidros das portas, Alliance.

Além dos pendentes sobre as mesas, que garantem luz direcionada, as salas e a varanda receberam diversos spots embutidos no forro de gesso. Com isso, a iluminação geral traduziu-se em leveza e funcionalidade.

O home office foi o ambiente mais aguardado pelo proprietário, que o solicitou em estilo inglês, inspirado em suas residências na Inglaterra, nos Estados Unidos (Washington) e no Rio de Janeiro. As cidades das suas antigas moradas foram destacadas nos quadros.

Ícone do design britânico, a poltrona Chesterfield de couro, ganha a cena no espaço; a madeira escura também acentua a linguagem clássica.

O pedido por uma cozinha clara e integrada ao estar foi materializado por uma península de Corian®, com cooktop, acompanhada por banquetas confortáveis e pela marcenaria de MDF (Blanco Design). Vermelhas, as pastilhas Vetro (Barotti Design) e os eletroportáteis entram como destaques.

A arquiteta Sandra Sanches.

Deixe um comentário