Club&Casa Home: Experiência sensorial cria espaço acolhedor e original para clínica em Sorocaba

Clínica com 250 m² de área construída no Jardim Santa Rosália, em Sorocaba, investe em chamativos elementos que remetem à natureza.

Texto: Angela Villarrubia

Fotos: : Eduardo Arantes e Vanessa Ferrari (retrato)/Divulgação

O espaço gastronômico é marcado por plantas preservadas. Na parede com textura que imita cimento queimado, o quadro que remete à natureza é assinado por Ivan Kovalev, enquanto a escultura afro-ameríndia, à direita, é de artesãos mineiros, confeccionada com ferro recortado e moldado manualmente, nas tonalidades chumbo, ouro e corten.

Mens sana in corpore sano” (do latim, mente sã em corpo são) também tem uma relação estreita com os espaços onde vivemos, trabalhamos ou frequentamos – especialmente se são arejados, com boa luminosidade e clima relaxante.

Essa é a ideia central de uma inusitada clínica médica com espaço gastronômico, localizada em Sorocaba (SP), que precisava passar por reforma para atualizar seus interiores. O casal, formado por uma nutricionista e um nutrólogo, também especialista em medicina esportiva, queria espaços acolhedores, mas, ao mesmo tempo, funcionais e contemporâneos. Para atender a essas demandas foi contratado o escritório Viviane Projetos, composto por Viviane Carvalho (engenheira civil), Andressa Alfonsi (arquiteta) e Guta Temple (designer de interiores), que integraram a linguagem por meio de elementos que remetem à natureza.

Contudo, como praticidade era regra de ouro, as paredes verdes são com plantas preservadas, assim como os vasos. A sala de espera ganhou paleta em tons terrosos, para aquecê-la e oferecer ao paciente um espaço inspirador, convidando-o a desacelerar do dia a dia agitado e a admirar vários objetos. Como exemplo, as duas telas sobre o sofá, assinadas por artistas plásticos do Vale do Paraíba, com detalhes em folha de ouro. Sobre o tapete estampado foi sobreposto um exemplar de couro natural, na área da poltrona. Uma parede inteira foi recoberta com painel ripado, onde foi instalada a TV.

O espaço gastronômico foi criado para eventos particulares, cursos de culinária e celebrações. Ele recebeu cobertura em estrutura metálica e vidro com persianas retráteis de tecido, para conforto durante o dia. A mesa tem tampo em peroba rosa e pés em estrutura metálica. As cadeiras Elba são feitas em madeira teca, corda náutica e alumínio, assim como as poltronas Abba, nas pontas; elas são assinadas pelo designer Ibanez Razzera. O projeto luminotécnico tomou bastante atenção em relação ao conforto visual, levando em consideração a importante incidência de luz natural que banha o imóvel, complementada por peças assinadas que dotam os ambientes de elegância.

Ilha gourmet em granito, projetada para os eventos, com utensílios e eletrodomésticos necessários para receber com estilo e praticidade. Banquetas em madeira e couro ecológico.

Charmosa poltrona em corda náutica, alumínio, madeira teca e tecido impermeável, assinada por Ibanez Razzera.

O balcão da recepção, desenhado por Guta Temple, é em MDF com acabamentos que imitam couro e mármore. A parede recebe ripados de madeira intercalados com plantas preservadas.

Ao fundo da área de espera, uma segunda parede verde foi implantada no corredor que liga os espaços.

Memorável é o quadro da fotógrafa Giovanna Aryafara, que retrata uma criança da etnia Hamar (Etiópia). O consultório do doutor, trabalhado em tons sóbrios, ainda ganhou a poltrona Lazy, no cantinho, com design de Lucas Carareto.

Com o conceito de roda de conversa, a sala da nutricionista tem na parede a composição de nove quadros, fazendo o efeito de uma janela (Fast Frame). As confortáveis e estilosas poltronas Letícia são da Zeta Office.

Viviane Carvalho (engenheira civil), Andressa Alfonsi (arquiteta) e Guta Temple (designer de interiores)

Deixe um comentário