#Club&Casa Home – A afinidade criativa e a parceria de Leonardo Lattavo e Pedro Moog, do estúdio Lattoog
Designers apostam na fusão de peças famosas para engendrar novos produtos, assim como discorrem sobre a escala de suas obras.
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Texto: Angela Villarrubia
Fotos: Divulgação
Leonardo Lattavo e Pedro Moog se conheceram, na Cidade Maravilhosa, por intermédio de amigos em comum, quando ainda estudavam, respectivamente, arquitetura e urbanismo e administração de empresas. Eles demostravam muitas afinidades, entre elas o amor à arte, pois ambos faziam movimentos nesse sentido.
Vale constar que a influência familiar foi o caldo de cultivo para o início dessa história, de forma direta ou
indireta, pois Pedro estava rodeado pelas obras reunidas pelo avô, o escritor e colecionista Vianna Moog, e pelos artistas que frequentavam sua casa; Leonardo, por sua vez, cresceu entre os desenhos de seu tio, empresário da indústria moveleira, e os de sua mãe, dedicada ao criativo e dinâmico universo da moda.
O encontro dos dois talentos e o transpasso para o universo do design de produtos ocorreu naturalmente, de forma orgânica. Um dos primeiros trabalhos em conjunto foi o assento Knot, em 2004, que ainda faz parte de seu catálogo. Daí em diante, eles têm materializado profusão de ideias, muitas estabelecidas dentro de curiosas séries. Uma delas é a “Cariocas”, na qual as peças muitas vezes são batizadas com nomes de lugares (Ipanema, Leblon, São Cristóvão, Vidigal…) e estão inspiradas na arquitetura, nos azulejos, nos gradis e no próprio calçadão de Copacabana, por exemplo. Afinal, tudo os motiva, e nada mais espontâneo do que homenagear a cidade natal.
Outra de suas séries notáveis é a “Viralata”, fundamentada no hibridismo entre peças famosas para gerar
um novo produto. Talvez o mais conhecido seja a sinuosa poltrona Pantosh, um feliz cruzamento entre
a Panton (do designer dinamarquês Verner Panton) e a cadeira Willow (do escocês Charles Rennie Mackintosh). Vale ressaltar que o conceito de fusão remonta, inclusive, ao próprio nome do estúdio Lattoog, resultado da junção entre Lattavo e Moog.
A sua afinidade e aproximação com a arquitetura também propiciou, ao longo dos anos, um labor que preza esta arte e ciência como ponto de referência, mas que necessariamente reinterpreta as escalas – e sempre de um ponto de vista bem criativo e pessoal. Da série “Arquitetônicos”, tomo como exemplo a poltrona Ninho, inspirada no Centro Cultural Jean-Marie Tjibaou, na longínqua Nova Caledônia, ou a luminária Corb, baseada nos brise-soleils do mestre Le Corbusier.
Outro viés sobre o tema são as versões em tamanhos diferentes de uma mesma peça. Tanto que a citada
poltrona Pantosh é executada não apenas em tamanho usual, mas também no pequenino formato de pingente (em prata ou ouro), como miniatura colecionável (em MDF de 3 mm, cortado a laser) e, inclusive, em versão gigantesca, com quase 3 metros de altura. Além de ser apresentada na Semana de Design de Milão, esta última também foi exibida na cobertura de seu showroom paulistano, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, captando a atenção de quem passava pela rua. No final das contas, tudo isso ocorre por eles assegurarem que suas matérias-primas essenciais são a ponta do lápis e as boas respostas para os projetos.