#Club&Casa Home – Estilo industrial cria ambiente jovem e descolado em apê para jovem solteira

O charmoso apartamento de 74 m² na Vila Mariana, em São Paulo, ganhou, entre outros itens, tijolinhos nas paredes.

Texto: Angela Villarrubia

Fotos: Mariana Orsi/Divulgação

A TV giratória atende à cozinha e ao living. O sofá é espaçoso e serve para as noites de cinema em casa e também ao bem-estar das visitas.

Um layout com toque industrial marca a adequação do apartamento novo, de uma jovem solteira que mora sozinha. Para chegar a esse resultado, os arquitetos Débora Dalanezi e Marcello Sesso prezaram pelo emprego de tijolinhos nas paredes, trilhos de iluminação aparentes e tons de cinza, que conferem o magnetismo do projeto.

A integração do espaço social também foi outro dos pedidos da proprietária. Assim, os profissionais reuniram e ampliaram sala, varanda, cozinha e área de serviço graças à retirada das alvenarias que antes as dividiam e ao nivelamento do piso. A área de serviço ficou escondida atrás de portas vazadas tipo camarão, em marcenaria. Ao seu lado, um armário com ventilação permanente também esconde o aquecedor a gás, além de uma área de armazenamento de produtos de limpeza e vassoureiro. Quando fechadas, estas portas parecem grandes armários e painéis, que decoram e não mostram a parte mais “bagunçada” do dia a dia.

Os profissionais optaram por não implantar forro de gesso, para que a moradora pudesse usufruir de um pé-direito mais alto (2,70 m), para permitir “um visual do tipo loft industrial, usando trilhos de iluminação aparentes”. Os forros existentes nas áreas molhadas, entretanto, foram mantidos.

A base do projeto é em cinza, com toques para aquecer: os tijolos nas paredes e a madeira, em tom de mel, tiveram papel fundamental nessa composição. Na fase de decoração, pontuaram cor nos tecidos e objetos decorativos, no sofá, na charmosa porta vermelha (que ganhou fechadura biométrica) e nas almofadas azuis. Colaboração: arquiteto Felipe Barbosa (equipe Sesso e Dalanezi).

A vista ampla para área gourmet passa a fazer parte da decoração pela fachada envidraçada.

A área da varanda abriga a condensadora de ar-condicionado (que permanece em seu local original), mas disfarçada pela marcenaria e pelas portas camarão ripadas, assim como a área de serviço.

Uma vez que a cozinha e o espaço de serviço foram integrados à área social, o projeto padronizou sua linguagem e os acabamentos: laminados cinza e amadeirados freijó em tom mel.

Um quarto foi integrado à suíte principal para transformar-se em closet. Os vistosos tijolinhos ressaltam o conceito industrial, enquanto a mesa lateral tem dimensões generosas e é feita sob medida, assim como a cabeceira.

O descolado banheiro também serve como lavabo. Personalizado, o espelho foi feito em serralheria preta, assim como o box. A parede na área seca ganhou textura de cimento queimado, enquanto a molhada e o piso receberam porcelanato. Os revestimentos dos banheiros (Portobello Shop Pinheiros) foram escolhidos pela cliente, com muita textura e personalidade.

Os arquitetos Marcello Sesso e Débora Dalanezi

Deixe um comentário