Em São Bernardo do Campo, retrofit teve a madeira como matéria prima condutora na harmonização de espaços, com entrega de muito conforto para a morada.
.
Texto: Ana Paula de Assis Fotos: Henrique Ribeiro/Divulgação
Esta reforma de um apartamento antigo atende a uma família composta por um casal e uma filha jovem, que se mudaram de uma residência de aproximadamente 700 m² para o imóvel de 180 m². “Eles que – riam o aconchego de um espaço menor, para ficarem mais próximos”, explicam as arquitetas Ana Paula Catto e Érica Munin, do escritório 2You – Arquitetura e Design, responsáveis pelo trabalho que contempla, por exemplo, a integração da varanda, salas e cozinha, com retirada das portas da sacada e remoção de paredes, assim como na área da lavanderia, com o desaparecimento da dependência de empregada para a criação uma despensa.
A cozinha recebeu revestimento cimentício (Barotti Design Acabamentos). No geral, as profissionais usaram uma base de cores neutras que passeiam por tons de areia, bege e acinzentado, com um ou outro ponto de cor para quebrar a uniformidade.
Caso das poltronas verdes colocadas estrategicamente na ala da adega e do café. No projeto luminotécnico, a aposta foi em recursos como iluminação indireta, com perfis de LED – utilizados na integração dos ambientes e no mobiliário.
Também vale destacar o uso da madeira, que reverbera pela composição. A matéria-prima envelopa paredes e traz o acalanto necessário para este lar doce lar. Não restam dúvidas de que o pedido dos donos do pedaço foi executado com maestria.