Sir David Chipperfield, prêmio Pritzker 2023, é reconhecido por sua arquitetura de traços discretos, elegantes e até austeros

Dono de um extenso portfólio urbano, que mistura o clássico e o contemporâneo, o britânico é o 52º profissional a receber a honraria

O arquiteto e urbanista David Alan Chipperfield (Foto: Prtizker Prize)

Mais um arquiteto condecorado como cavaleiro da Ordem do Império Britânico – nomeado, justamente, por seus serviços prestados no mundo da arquitetura, em 2010 – recebeu um Pritzker. Sir David Chipperfield foi anunciado como vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura 2023, considerado o mais alto reconhecimento mundial desta área. “David Chipperfield acredita que é papel do arquiteto promover novas formas de melhorar a vida e os meios de subsistência em um planeta onde a humanidade tornou nosso próprio lar um lugar de fragilidade”, citou o júri do Prêmio Pritzker.

O britânico, com quatro décadas de carreira, se posiciona como um planejador e ativista urbano. Ele assina mais de cem obras em três continentes e se divide entre os seus escritórios situados em Londres, Berlim, Milão, Xangai e Santiago de Compostela.

Procuratie Vecchie, na Praça San Marco, em Veneza. (Foto: Richard Davies/Divulgação)

Nascido em Londres, em 1953, David formou-se na Kingston School of Art em 1976 e, posteriormente, em 1980, na Architectural Association School of Architecture de Londres. Sua carreira teve início ao lado de outro icônico profissional britânico, o lendário Norman Foster, também vencedor do Pritzker, em 1999.

Com uma abordagem sutil, porém poderosa, discreta, elegante e transformadora, David coleciona prêmios e sua criação baseada na ideia de “lugar” vai além da arquitetura. Ao lado da esposa e da filha, em 2020 ele abriu um bar na cidade costeira de Corrubedo, na Galícia, Espanha. O local é um esforço do arquiteto em valorizar e preservar a cultura e culinária da local. Outro bom exemplo é a Chipperfield Kantine, localizada no David Chipperfield Architects Berlin Campus, pensada para funcionários e público em geral da universidade, com uma cozinha vegetariana feita com produtos orgânicos frescos.

David Chipperfield é o 52º vencedor do prêmio inaugurado em 1979. A cerimônia em homenagem a Sir David Alan Chipperfield será realizada em Atenas, Grécia, em maio deste ano.

The Hepworth Wakefield  (Iwan Baan/Divulgação)

James-Simon-Galerie (Foto: cortesia de Ute Zscharnt para David Chipperfield Architects/Divulgação)
Royal Academy of Arts (Foto:The Royal Academy of Arts/Divulgação)
Capela do Cemitério de Inagawa
(Foto: Keiko Sasaoka/Divulgação)
Museo Jumex (Foto: Simon Menges/Divulgação)
The Neues Museum, courtesy of SPK / David Chipperfield Architects (Foto: Joerg von Bruchhausen)
Amorepacific Headquarters. (Foto: Noshe)

The Hepworth Wakefield (Foto: Iwan Baan)

Turner Contemporary (Foto: Simon Menges/Divulgação)
James-Simon-Galerie (Foto: Simon Menges)

Deixe um comentário