#Club&Casa Home – Instalações industriais e rusticidade de parede de tijolos retratam o gosto e o lifestyle do morador deste apê em Santos

Dois estilos diversos e que se complementam foram unidos neste lar para garantir o equilíbrio entre modernidade e conforto.

Texto: Giulia Esposito
Fotos: Emerson Pereira (retrato) e Flávio Sotto Fotografia/Divulgação

A inclusão de cores vivas – como o azul – fica por conta do tapete, da poltrona na varanda integrada

Nuances escuras, aliadas a materiais naturais e rústicos, neste apartamento com cerca de 100 m², em Santos (SP), retratam a identidade e o lifestyle do morador, um jovem empresário da região. Em sua reforma, o arquiteto Ciro Mariano deu protagonismo ao design industrial e trabalhou com luzes em tubulação aparente.

“A utilização de iluminação externa, além de facilitar a execução durante a obra, traz a sensação de um local descolado, remetendo às antigas instalações industriais”, pontua o profissional. Para um clima aconchegante, forro e paredes mesclam o efeito de cimento queimado à rusticidade dos tijolinhos. Já a marcenaria e os móveis soltos seguem uma paleta de cinzas e preto.

A inclusão de cores vivas – como o azul – fica por conta do tapete, da poltrona na varanda integrada, do grafite que ilustra uma das paredes e dos quadrinhos, que já eram parte do acervo do proprietário. Camuflar a condensadora de ar-condicionado, sem prejudicar o funcionamento do aparelho, foi um desafio cumprido com a inclusão de um móvel preto na varanda, devidamente confeccionado para acomodá-la.

A cozinha é também integrada ao living e, muito funcional, dispõe de vários armários – sendo os superiores estendidos até o teto –, uma extensa bancada de granito, com cooktop, e azulejos de metrô revestindo o frontão. Fornecedores: D´Casa Móveis e Revestimentta.

Mesa e banco de jantar, em madeira, estão posicionados ao fim da bancada de trabalho da cozinha, onde uma estante suspensa garante a presença do bar.
A cozinha é também integrada ao living e, muito funcional, dispõe de vários armários – sendo os superiores estendidos até o teto
Fazendo de cabeceira, um painel de madeira pinus leva conforto à suíte principal, além de claridade. Aplicada na parede e estendida também no teto, a peça alude às antigas camas senhoriais que eram acompanhadas por dosséis.
O efeito de cimento queimado predomina no quarto de hóspedes, inclusive no piso, e parece até transbordar para o enxoval. Em preto, mesa de cabeceira Luis XV e quadro com a ilustração de uma rosa dão continuidade aos tons sóbrios e masculinos.
No banheiro da suíte, o preto aparece nas louças e metais, em versão fosca, na bancada de pedra com cuba esculpida e nos azulejos das paredes, aqui com brilho. O gabinete madeirado rompe com a sisudez, adicionando um toque confortável.
Arquiteto Ciro Mariano

Deixe um comentário