#Club&Casa Home – Paleta sóbria e masculina conduz ambientação de reforma e resultado é um lar cheio de personalidade

Muita madeira, cores tranquilas e elementos que remetem à estética fabril resultam na união ideal entre conforto e discrição.

Texto: Giulia Esposito
Fotos: Ludmilla Oliveira e Maysa Barra (retrato)/Divulgação

Amparado pelo tapete, em ton sur ton, que recobre todo o piso, o extenso sofá, com chaise e almofadas, cumpre a missão de acolher e estender as sessões de cinema em casa no living

De estilo contemporâneo e com pegada industrial, este apartamento de 150 m², localizado no Setor Bueno, em Goiânia (GO), foi reformado pela arquiteta Bruna Fleury para atender a um homem solteiro, amante da natureza e que precisava de um lar aconchegante e com personalidade.

Dentro de uma paleta sóbria – e bastante masculina –, que inclui preto, nuances de cinza, azul e tons madeirados, a profissional conduziu uma ambientação que tem como destaque justamente a lâmina natural de freijó, utilizada para revestir as paredes do living e da cozinha, uma viga estrutural e também parte do forro que compreende sala e varanda. Amparado pelo tapete, em ton sur ton, que recobre todo o piso, o extenso sofá, com chaise e almofadas, cumpre a missão de acolher e estender as sessões de cinema em casa no living.

Ao fundo, o que de longe parece ser um espelho recortado, refletindo a varanda gourmet, é, na verdade, uma charmosa cristaleira, com portas de vidro com molduras espelhadas. Ora revestido por gesso, ora por freijó, o forro tem como destaque uma faixa de LED, que percorre toda a horizontalidade do ambiente e demarca a transição dos revestimentos mencionados. Aqui, spots dimerizáveis e um mais do que contemporâneo pendente de cordas, com um trio de lâmpadas, posicionado sobre o charmoso carrinho de chá, completam a iluminação.

Há automação nos sistemas de cortina e som. A lâmina natural de freijó recobre todo o forro da varanda anexa que, para completar o clima natural, foi agraciada por um inspirador jardim vertical. Redonda e com base cônica, a mesa de refeições, que fica centralizada no espaço, é de ébano e está rodeada por uma versão contemporânea de cadeiras com telinha. Única intervenção estrutural do projeto, a cozinha, que antes era integrada ao living, foi privatizada por meio de drywall e de portas de correr com vidro martelado.

Redonda e com base cônica, a mesa de refeições, que fica centralizada no espaço, é de ébano e está rodeada por uma versão contemporânea de cadeiras com telinha
A composição da cozinha, inspirada no estilo britânico, conta com pastilhas hexagonais, marcenaria provençal, com acabamento em tom azul, além de esquadrias de tom preto fosco.
Para completar, no ambiente há uma bancada para dois, que serve refeições rápidas.
Do outro lado da varanda há uma bancada com tampo de quartzito cinza e base de cimento queimado com ripas de madeira por cima. Vistosas baquetas com encostos estofados que se assemelham a conchas a acompanham. Na parede, revestimento de cor cinza. Iluminação: Corfel Iluminação.
Como o morador é adepto à prática esportiva da pescaria, seixos telados, que são pedras de rio, foram aplicados na parede da cama.
Mimetizado no painel madeirado do living, o lavabo, que já possuía bancada de mármore bege Bahia, recebeu pendente ultrafino de LED, instalado bem próximo ao espelho, como se fosse uma moldura.
Dentro do conceito industrial, as paredes do banheiro principal foram revestidas por tijolinho branco e os metais e as esquadrias seguiram em preto. O gabinete em tom madeirado aquece o décor.
Arquiteta Bruna Fleury

Deixe um comentário