#Club&Casa Home – Detalhes inusitados impactam a decoração desta morada

Este apê apresenta o perfeito equilíbrio entre texturas nobres, adornos valorosos, estilos variados e soluções estilizadas.

Texto: Giulia Esposito
Fotos: Henrique Ribeiro/Divulgação

Um rack baixo, com acabamento em vidro Reflecta Bronze, foi executado para esconder a fiação dos vários equipamentos, que corre por trás do painel de MDF cobre.

Animado para fazer uma reforma do apartamento de 150 m², no bairro Jardim do Mar, em São Bernardo do Campo (SP), onde mora com a esposa e os dois filhos, o anfitrião desejava impressionar os convidados com um layout diferenciado, mas não muito oneroso.

Ao assumir a obra, o arquiteto Daniel Rezende Sá Leitão, do escritório Oia Arquitetura e Execução de Obras, então, aplicou a ousadia na especificação dos acabamentos da marcenaria, nos detalhes e nas peças decorativas, deixando as cores neutras reinarem nas paredes. No living, as sancas de gesso receberam uma intervenção inusitada: seus vãos são preenchidos por MDF cobre, revestimento que, em módulos, desce até a parede da TV de 60 polegadas, onde está centralizado um painel em laca preta brilhante.

Aqui há sistema de automação com receiver, home theater e caixas de som embutidas no teto, além de telão lateral retrátil, de 120 polegadas. Em consenso com o trio de pendentes sobre a mesa de refeições, o material acobreado de destaque também foi utilizado no painel que costeia a sala de jantar, ocultando o acesso ao lavabo e à área íntima. Na sequência, a cozinha linear recebeu uma bancada toda de pedra (Marmoraria Pedra Julia), com pia e cooktop, que é amparada pela parede coberta por porcelanato amadeirado. Móveis planejados, Todeschini; marcenaria, Ateliê Petrópolis.

Na cozinha, o conforto do amadeirado contrasta com o revestimento 3D que preenche a parede do corredor de entrada, atribuindo-lhe função estética.
Como a banheira com hidromassagem na suíte era outro desejo do casal, a parede com porta de correr que dava para a varanda foi eliminada, ampliando o ambiente para abrigar o canto de relax. No drywall em frente à cama foram feitos nichos que permitiram o efeito de iluminação indireta.
O desejo do filho era por um décor futurista, além de uma estante prática para acomodar oito videogames, de modo que fosse simples alternar o uso dos aparelhos. Assim, foi criado um móvel ao redor da parede da TV e da bancada de estudos, com prateleiras e repartições de vidro.
No lavabo, a bancada de madeira de demolição, a cuba, os metais de cobre e os pendentes seguem em congruência tonal, unindo o rústico ao retrô. De estilo indiano, o papel de parede orna perfeitamente com o conjunto.
A filha almejava um quarto bem feminino, com penteadeira e cores quentes. Estas últimas foram evidenciadas nos nichos do toucador – que faz também de mesa de estudos – e do armário suspenso, além dos adornos. Cama de viúvo com jogo de cabeceira lateral completam o aposento.
O arquiteto Daniel Rezende de Sá Leitão

Deixe um comentário