#Club&Casa Home – Circulação pauta integração de ambientes no retrofit do apê
Todos os espaços sociais foram unidos neste apartamento para favorecer a circulação e a recepção dos convidados.
Texto: Giulia Esposito
Fotos: Junior Franzin (retrato) e Ricardo Mello/Divulgação
Ao entrar pela porta principal, o proprietário deste apartamento de 374 m², no Tatuapé (SP), desejava ver toda a sua extensão e, para isso, a integração total entre salas de estar, jantar, home theater e varanda foi o ponto de partida da reforma assinada pelo designer de interiores Ricardo Mello, pela arquiteta Flavia Fedeli e pelo engenheiro Osmar Cirqueira, do escritório Arkviva Interiores.
O trio removeu todas as portas da sacada, criou diversos espaços para receber amigos e familiares, como desejava a família moradora – composta por um jovem casal e os três filhos –, e favoreceu a ampla circulação, para a liberdade das crianças. Um dos poucos objetos vindos da antiga morada, o lustre clássico sobre a mesa de jantar, embasou o projeto luminotécnico do living, com sancas com iluminação indireta que acabam por setorizar os ambientes.
A da sala de jantar, por sua vez, destaca ainda mais o lustre em questão. Contemporâneo, mas com toques clássicos bem dosados, o décor tem predominância da sobreposição de tons claros e escuros, o aconchego dos amadeirados em pontos de destaque, como o quarteto de mesinhas de centro, e a estética glamourosa do mármore, a exemplo do painel da TV.
Uma sutil divisão entre as áreas de estar do living e da varanda é estabelecida por painel de marcenaria, com recortes. Fora a automação padrão, via Wi-Fi, já entregue pela construtora, o projeto dispõe de um quadro de comando personalizado com o sistema Control4, que automatiza a sonorização, o acionamento das cortinas, do ar-condicionado e da iluminação, além de fechadura biométrica.