#Club&Casa Home – Doce rusticidade pontua os ambientes deste projeto de 90 m², em Santo André
Neste lar, sofisticação, conforto rústico e boas ideias na marcenaria concretizam os desejos da família moradora.
Texto: Giulia Esposito
Fotos: Eder Bruscagin (retrato) e Renan Torres/Divulgação
O sonho de um casal, com duas filhas pequenas, de ter uma casa própria provida de funcionalidade foi materializado neste apartamento de 90 m², em Santo André, pela designer de interiores Audrea Castro. Tirando partido do estilo moderno, a profissional desenvolveu um projeto que transpira elegância e uma doce rusticidade, evidenciada em toda a área social.
No living, uma interessante mescla é formada por piso de porcelanato que imita madeira (Horus Acabamentos), parede com tijolinhos Moonlight e um notável bloco de madeira de demolição, que, do lado do home, dá suporte à TV, e, na parte voltada para a cozinha, concentra a torre quente e o cantinho do café. A peça é lateralmente sustentada por estruturas metálicas, inclui prateleiras com LEDs e é embasada por um móvel baixo, preto, que faz as vezes de rack.
Sob a aura campestre também estão o piso de porcelanato rústico da cozinha, preservado do projeto original, e a mesa de madeira da sala de jantar, ambiente que recebeu um charmoso pórtico, demarcando a sua área, e banco de tapeçaria azul, com botonês, que, além de majestoso, possui gavetões em sua base para armazenar pertences, liberando ainda mais a circulação. E, por falar em circulação, para favorecê-la, também houve remanejo das portas que conduzem aos dormitórios e foi feita uma abertura na alvenaria para a inclusão de opções de correr.
Na varanda gourmet, anexa ao home, o bloco central de porcelanato madeirado do piso é emoldurado por cimento queimado e a mesa com tampo de madeira de demolição amplia o conceito rústico do lugar dedicado ao lazer, que conta com churrasqueira a gás. A volumetria é outra característica marcante que resulta da utilização de MDFs que fazem releitura de pedras naturais e do mármore Nero Marquina, nas paredes e nos basculantes dos armários, respectivamente. A iluminação consiste no uso de LEDs para valorizar o mobiliário – como o banco com botonês –, cortineiros, cabeceira, painéis e peças de valor, além de lâmpadas dimerizáveis e circuitos independentes que individualizam cada cenário.