#Club&Casa Home – Doce rusticidade pontua os ambientes deste projeto de 90 m², em Santo André

Neste lar, sofisticação, conforto rústico e boas ideias na marcenaria concretizam os desejos da família moradora.

Texto: Giulia Esposito
Fotos: Eder Bruscagin (retrato) e Renan Torres/Divulgação

O sonho de um casal, com duas filhas pequenas, de ter uma casa própria provida de funcionalidade foi materializado neste apartamento de 90 m², em Santo André, pela designer de interiores Audrea Castro. Tirando partido do estilo moderno, a profissional desenvolveu um projeto que transpira elegância e uma doce rusticidade, evidenciada em toda a área social.

No living, uma interessante mescla é formada por piso de porcelanato que imita madeira (Horus Acabamentos), parede com tijolinhos Moonlight e um notável bloco de madeira de demolição, que, do lado do home, dá suporte à TV, e, na parte voltada para a cozinha, concentra a torre quente e o cantinho do café. A peça é lateralmente sustentada por estruturas metálicas, inclui prateleiras com LEDs e é embasada por um móvel baixo, preto, que faz as vezes de rack.

Sob a aura campestre também estão o piso de porcelanato rústico da cozinha, preservado do projeto original, e a mesa de madeira da sala de jantar, ambiente que recebeu um charmoso pórtico, demarcando a sua área, e banco de tapeçaria azul, com botonês, que, além de majestoso, possui gavetões em sua base para armazenar pertences, liberando ainda mais a circulação. E, por falar em circulação, para favorecê-la, também houve remanejo das portas que conduzem aos dormitórios e foi feita uma abertura na alvenaria para a inclusão de opções de correr.

Na varanda gourmet, anexa ao home, o bloco central de porcelanato madeirado do piso é emoldurado por cimento queimado e a mesa com tampo de madeira de demolição amplia o conceito rústico do lugar dedicado ao lazer, que conta com churrasqueira a gás. A volumetria é outra característica marcante que resulta da utilização de MDFs que fazem releitura de pedras naturais e do mármore Nero Marquina, nas paredes e nos basculantes dos armários, respectivamente. A iluminação consiste no uso de LEDs para valorizar o mobiliário – como o banco com botonês –, cortineiros, cabeceira, painéis e peças de valor, além de lâmpadas dimerizáveis e circuitos independentes que individualizam cada cenário.

Na área de estar da varanda, uma estrutura ripada na parede acomoda a horta natural do morador, com sistema de irrigação. O mesmo tipo de ripa, de demolição, confecciona o móvel que camufla a condensadora do ar-condicionado. O banco em L estofado em azul e com gavetões inferiores completa o espaço.
No espaço gourmet, o bloco central de porcelanato madeirado do piso é emoldurado por cimento queimado e a mesa com tampo de madeira de demolição amplia o conceito rústico do lugar dedicado ao lazer, que conta com churrasqueira a gás.
Integrada à área social, a cozinha deveria armazenar muitos utensílios, fora cristais e louças finas. Por isso, logo em sua entrada há uma cristaleira, com portas espelhadas, e, entre ela e a geladeira, um armário, de finíssima espessura, para vassouras e tábua de passar. Os vários armários superiores
brancos acompanham a grande profundidade da geladeira. Bancada, Ranieri Mármores e Granito
s
Camas em formato de casinha e de estilo montessoriano ambientam, com graça, o quartinho das irmãs, com um ano de diferença de idade. Painéis
madeirados e iluminados, com LED (Efeitoluz), contornam as paredes e ampliam o conforto ao evitarem que as pequenas encostem diretamente nas luzes. Ar-condicionado, SSR Clima.
Para tornar-se um refúgio, a suíte máster ganhou cabeceira estofada, com arandelas incorporadas (Efeitoluz), como sonhava o casal. Spots sobre a peça intensificam a iluminação pontual, ao passo que o papel de parede com estampa adamascada adiciona delicadeza clássica.
No banheiro social, o design da bancada, com rodabanca, acompanha a posição do vaso.
A Designer de Interiores Audrea Castro