Feira de arte ArPa - foto Vic Von Poser

Feira de arte ArPa - foto Vic Von Poser

Segunda edição da feira de arte ArPa traz artistas brasileiros e internacionais em evento a ser realizado no Pacaembu

Aproximação com o mercado global de arte, olhares plurais de curadores experientes e reforço positivo de relacionamento entre colecionadores e galeristas são as diretrizes da feira deste ano.

Feira de arte ArPa (foto: Vic Von Poser/divulgação)

A feira de arte ArPa faz sua segunda edição em 2023, de 31 de maio a 4 de junho, com a participação de mais galerias, um time renomado de curadoria e um reforço de sua missão de propor uma experiência aprofundada e próxima com o público em geral e com colecionadores de arte. A feira ocorre no Pavilhão Pacaembu, espaço localizado no Complexo Pacaembu, com entrada pela Praça Charles Miller.

Nesta edição, a realização da ArPa também será simultânea à feira MADE – Mercado, Arte, Design, evento de design que chega a sua décima primeira edição. A parceria é iniciativa do curador de design Waldick Jatobá. A ArPa conta também com direção de Cristina Candeloro e recebe cerca de 50 expositores que comercializam suas obras no espaço de 4 mil m².

Entre os destaques de projetos especiais já anunciados, está a galeria Gustavo Rebello Arte com estande do artista Ivan Serpa, que em 2023 completa 100 anos de nascimento e 50 de morte; a galeria Mendes Wood DM propõe um diálogo entre as obras do artista sueco Runo Lagomarsino e da artista capixaba Castiel Vitorino Brasileiro; e a galeria argentina Isla Flotante, em sua segunda participação na feira, apresenta o artista Valentin Demarco. A ArPa terá ainda um aumento de 50% de galerias internacionais no Setor Principal, com representantes da Argentina, México e Uruguai, reforçando o intercâmbio com a cena artística latinoamericana.

Assim como em sua primeira edição, a ArPa terá estandes destinados a jovens galerias e também a espaços consolidados no circuito das artes, reunindo expositores do mercado primário e secundário. A ArPa e a MADE contam com os seguintes patrocinadores: Comgás, Mitsubishi, MOS. Hotel oficial: Tivoli Mofarrej.

Curadoria e setores

A ArPa organizou um time de curadoria com um perfil de bastante experiência no campo das artes, privilegiando diferentes abordagens e perspectivas descentralizadas na arte e reforçando o caráter plural da feira. Neste ano, os curadores são Carla Zaccagnini, argentina que reside atualmente em São Paulo e Malmö (Suécia), curadora da 34ª Bienal de São Paulo; Diego Matos, pesquisador, professor e curador formado em arquitetura, ex curador-chefe do Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE); e o mexicano José Esparza Chong Cuy, curador, escritor e arquiteto, que atua como Diretor Executivo e Curador Chefe do Storefront for Art and Architecture, em Nova York.

Sala MOS

Inédita na feira, a Sala MOS, curada por Carla Zaccagnini, é uma seção dedicada a conversas e debates abertos ao público da Feira, patrocinada pela Mos Incorporadora. Sob o título de Re-instaurar, a curadoria reúne uma série de conversas com artistas, curadores, restauradores e profissionais de outros campos. A agenda de conversas será disponibilizada em breve. “Cada fala tem o intuito de desdobrar conteúdos específicos, manifestos ou latentes que nos parece necessário discutir no momento atual”, conta a curadora da Sala MOS.

Carla Zaccagnini é artista visual, curadora e escritora argentina que reside atualmente em São Paulo e Malmö (Suécia). Carla foi curadora da 34ª Bienal de São Paulo. Formou-se em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e fez mestrado em poéticas visuais na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP)

Feira de arte ArPa

Quando: de 31 de maio a 4 de junho
Aberta ao público: de 01 a 04 de junho, quinta-feira a domingo
Horário: Quarta-feira a sábado, das 13h às 20h30 | Domingo, das 11h às 18h
Local: Pavilhão Pacaembu, no Complexo Pacaembu
Endereço: Praça Charles Miller, s/n

Ingressos (com acesso à MADE e à ArPa): R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia). Ingressos à venda pelo site https://arpa.art/

Deixe um comentário