#Club&Casa Home –Arquitetura minimalista valoriza vista panorâmica em casa feita com soluções sustentáveis

Vigas metálicas equilibram a estrutura e dão fluidez ao traçado limpo da morada em Alphaville.

Texto: Ana Paula de Assis
Foto: Edson Ferreira/Divulgação

Na sala de estar, dá para ter uma ideia das proporções generosas do projeto com pédireito pronunciado (5 m), elevador panorâmico, esquadrias metálicas aparentes, trilhos com spots (Prime Iluminação) e móveis soltos (sofás, poltronas e mesinhas laterais da Wood Mobili).

Não é segredo para ninguém que os recursos da natureza são finitos. A temática está na ordem do dia, portanto, faz todo sentido a busca por um escritório que já esteja desenvolvendo raciocínios arquitetônicos pautados em soluções sustentáveis. Dentro dessa bandeira apresentamos este projeto com “P” maiúsculo, localizado em Alphaville, assina – do por Chris Arantes e Abel Arantes, do escritório Alca.

A arquiteta e o engenheiro civil desenvolveram um programa compartimentado em dois grandes blocos. Os volumes empilhados remetem a um lego. “Usamos estrutura metálica, steel deck, placas de fechamento de todos os tipos, sistemas completos de construção seca – cujo principal material estrutural é o aço galvanizado, 100% reciclável –, além de sistema de água de reúso e de geração de energia fotovoltaica”, reforçam.

Segundo os profissionais, neste tipo de método construtivo é dispensado o uso de tijolos e cimento. E, durante a obra, há economia no consumo da água, na comparação com as construções tradicionais. No amplo pavimento inferior, está a ala social, totalmente integrada, com salas de jantar, de jogos, lareira, adega, terraço gourmet, tudo debruçado na piscina de borda infinita.

O pé-direito generoso e os panos de vidro fazem com que a casa, com 1.900 m² de área construída, seja repleta de luz natural durante todo o dia. Um elevador panorâmico dá acesso ao piso superior, na ala íntima, onde está cravada a inspiradora suíte máster, quase pairando no ar, toda envidraçada, sem interrupção da vista do entorno.

O aposento dos sonhos ainda leva closet duplo e sala de banho poderosa. O espaço poderia ser confundido com a incrível hospedagem, em um hotel boutique, em qualquer destino paradisíaco do mundo.

O pé-direito generoso e os panos de vidro fazem com que a casa, com 1.900 m² de área construída, seja repleta de luz natural durante todo o dia. Um elevador panorâmico dá acesso ao piso superior.
A casa é valorizada pelas enormes áreas envidraçadas, que permitem luz natural durante todo o dia. O espaço integrado mostra a transição entre o estar, a sala de jogos e, ao fundo, a cozinha gourmet.
Na cozinha gourmet, destaque para os lustres pendentes em formato de globo O tom rosé gold traz modernidade e requinte
Registros da área externa, com o programa todo debruçado para a piscina de borda infinita, abraçada por piso fornecido pela Prime Revestimentos. O gramado é pontuado por coloridas esculturas.
Ela foi desenhada para tirar partido da vista para a mata virgem permanente ao redor da morada. O gramado é pontuado por coloridas esculturas. As esquadrias de aço dão charme extra à construção.
Cravada no pavimento superior, a suíte máster é totalmente envidraçada, com banheira posicionada para a vista da vegetação e box transparente para o par de duchas. A cama está sobre um confortável tapete, com poltrona de apoio ao lado.
Abel Arantes e Chris Arantes