#Club&Casa Home – O tecelão de cores Francesco Maccapani Missoni brilha com seus quadros policromáticos urdidos manualmente

O artista chama a atenção pelas obras marcadas pelo labor tradicional, mas em total sintonia e influência do mundo contemporâneo.

Texto: Angela Villarrubia + collab Beto Cocenza
Fotos: Nurdan Usta para HELLO! Turkey (retrato) e Lodoclick (quadros)/divulgação

Francesco Maccapani Missoni carrega no sobrenome não apenas o DNA de sua família, mas igualmente o de uma marca icônica que revolucionou o mundo da moda. Como exemplo, basta lembrar que a Missoni imortalizou o padrão Chevron, ou seja, o famoso zigue-zague que é objeto de desejo, tanto nas roupas como no décor, ao longo das décadas. Francesco – neto dos fundadores do negócio –, além de empresário da área de tecnologia, move-se no universo das artes plásticas. Ele é o criador de obras
coloridíssimas, que transitam entre a Op Art, o pontilhismo, os desenhos geométricos e abstratos, ou os pixels que invadem nossas vidas.

Francesco nasceu em Gallarate, cidade a meia hora de Milão. Na capital da moda e do design, estudou arquitetura na renomada Universidade Politécnica e, logo, mudou-se para Nova Iorque, onde permaneceu durante dois anos. Lá, teve a oportunidade de trabalhar no estúdio de design ReadyMade
Projects, de Stephen Burks. Embora a arquitetura o arrebate, preferiu não seguir carreira, pois não tem
paciência para os longos prazos dos projetos.

Seus quadros, vistos de perto, revelam-se urdidos à mão. Para sua composição, emprega coloridas fitas de papel e de cetim, de diversas larguras, que resultam em obras policromáticas, embasadas sobre uma estrutura de madeira. Tudo nasceu de um hobby, ao qual se dedicava para montar as intrincadas tramas, em um trabalho de sobreposição dos materiais. O legado familiar também está ali, para quem quiser ver. Como contraposição, o avô Ottavio Missoni inventou maquinário para alcançar novas formas de tecer, ao passo que o neto está enamorado do trançado manual e tradicional, mas com a devida sintonia contemporânea.

“Felizmente, cresci em um ambiente colorido e extrovertido, e todos os meus parentes mais próximos são mentes criativas. Isso sempre estimulou meu interesse pela arte e pelo design”, assinala. Sua ligação com as listras e o mundo da tecelagem também vem do chão de fábrica, pois foi criado “no meio dessas máquinas enormes, que pegavam 15/20/30 fios de cores diferentes de um lado, e jogavam do outro metros de um tecido maravilhoso. Sempre tive curiosidade de entender os procedimentos subjacentes para obter certos efeitos e resultados”.

As viagens, a natureza, a música e as emoções o inspiram, e ainda revela uma queda pela gastronomia. Tanto que ele é o autor do livro “The Missoni Family Cookbook”, lançado em 2018 e que já vendeu 25 mil exemplares. As coisas boas da vida andam juntas.

O artista se diz influenciado pelos pais, Angela e Marco, assim como pelos avós Rosita e Ottavio, os fundadores da Missoni.
“Crescer em um ambiente colorido, com certeza, me deixou com uma sensibilidade especial para cores,
artes e design”, revela Francesco, que não esconde em suas telas a regularidade geométrica que bem poderia estar em um tecido para roupa ou estofado.
“Comecei a trabalhar com tiras de papel, que depois envernizava para dar brilho e resistência. Em seguida, com fitas de cetim, para poder aumentar o tamanho de meus trabalhos – e eu realmente gosto
de como a luz brinca com o seu brilho. Já estou pensando em materiais diferentes para o futuro”, conta Francesco.
Cada quadro executado pacientemente por Francesco tem um resultado único.
A combinação de cores e o impacto ótico são, muitas vezes, hipnóticos. Vale constar que o efeito também varia em função da incidência da luz.

Deixe um comentário