#Club&Casa Home – Ala de lazer em sobrado sugere autêntico deleite em meio à natureza

O complemento desta casa de três pavimentos privilegiou sua área externa, focada no entretenimento,
com opções para unir família e amigos.

Texto: Vanda Mendonça
Fotos: Robson Salgado/Divulgação

O desejo dos proprietários desta residência, localizada no Jardim Véu da Noiva, em Campos do Jordão (SP), era criar uma área externa na parte mais elevada do terreno, então ocupado por um gramado. A principal solicitação era que esse novo espaço se integrasse à natureza do entorno, com uma vista permanente para as araucárias, e criasse toda a estrutura necessária, incluindo um sanitário.

Autora dessa intervenção, a arquiteta Luana Ginak adotou um spa para oito lugares como centro das atenções, colocando à volta um setor de apoio gourmet e uma área de meditação protegida por pergolado. A varanda existente, à frente da casa, foi pensada como opção de estar, convivência e relaxamento, pois é dela que se tem ótima vista.

Tons neutros, como o cinza no piso e revestimento do gourmet, contrastam com o deck de madeira cumaru instalado ao redor do spa. Na parede ao fundo, o revestimento bege, que remete ao padrão etrusco, compõe com o mobiliário, composto por peças de marcenaria e móveis soltos. A estante vazada em L, que isola o novo sanitário e abriga objetos decorativos, tem estrutura em alumínio preta e prateleiras em padrão similar à madeira do deck, recurso usado no revestimento da mesa de jantar.

Outro ponto alto do projeto é sua cobertura, executada com vidro Habitat Refletivo (da Cebrace), na cor champanhe: além de integrar-se à paisagem por sua transparência, o material ameniza o calor em até 70%. Sua estrutura foi executada em alumínio, com pilares reforçados por ferro em seu interior.

Criado como área de apoio para o spa, o espaço gourmet em desnível recebeu um revestimento que remete às folhagens do entorno. A bancada da pia foi executada com uma lâmina sintética em padrão calacata. O ambiente ainda conta com máquina de gelo, geladeira e uma churrasqueira portátil a gás.
Toda a borda do spa foi executada com madeira cumaru, contrastando com o desenho da parede em alto-relevo, criada para dar sustentação à cobertura. Os móveis avulsos, na cor preta, receberam tecidos acqua block.
Em meio à vegetação exuberante, a varanda também foi contemplada pela intervenção feita por Luana, que adotou uma grande mesa para refeições (de madeira maciça, esculpida em um tronco) e ombrelone,
além de implantar uma área de estar com chaise, sofá e mesa de centro com cooler.
Arquiteta Luana Ginak

Deixe um comentário