#Club&Casa Home – Tons rosados, toques dourados e marcenaria polivalente personalizam este delicado lar
Detalhes femininos, tons claros e soluções simples de integração tornam este lar ideal para a moradora.
Texto: Giulia Esposito
Fotos: Fernando Crescenti/Divulgação
Uma jovem solteira desejava que o seu apartamento de 67 m², no bairro da Pompéia (SP), esbanjasse integração, claridade e personalidade, mas sem perder o aconchego. A arquiteta Monalisa Rica, do escritório Grano Arquitetura, que assina o projeto contemporâneo, começou pela nivelação do piso da varanda ao do estar. Parede, caixilho e verga que antes separavam os ambientes foram removidos para uni-los. Também foram eliminadas as esquadrias que dividiam a cozinha e a lavanderia e, nesta, a porta de acesso à varanda. No seu lugar, tomou forma um armário para guardar vassouras e acessórios de serviço.
Num mood clean, os ambientes transitam entre tonalidades claras, incluindo os amadeirados. A sala de estar, concebida como uma grande caixa de madeira, contempla um painel emoldurado que abriga TV e rack e, nas costas do sofá, uma multifuncional peça de marcenaria, que começa como bancada de apoio da cozinha e estende-se até a varanda como aparador. A parte pertencente à varanda – que se tornou sala de jantar – ocupou o lugar onde estava a pia entregue pela construtora (também retirada) e agora ampara a mesa oval circundada por cadeiras em estilo poltroninha. “Elas deixam o ambiente mais aconchegante e integram o espaço acompanhando o desenho da luminária pendente”, pontua a profissional.
Para favorecer a metragem, outras alterações tomaram forma. Na suíte, por exemplo, foi feito um recorte parcial na parede para embutir uma sapateira, o que fez diminuir um pouco a metragem do quarto de hóspedes. O local do aquecedor também foi alterado e agora ele fica em frente à entrada, camuflado por uma porta ripada vazada.