#Club&Casa Home – Tons rosados, toques dourados e marcenaria polivalente personalizam este delicado lar

Detalhes femininos, tons claros e soluções simples de integração tornam este lar ideal para a moradora.

Texto: Giulia Esposito
Fotos: Fernando Crescenti/Divulgação

Uma jovem solteira desejava que o seu apartamento de 67 m², no bairro da Pompéia (SP), esbanjasse integração, claridade e personalidade, mas sem perder o aconchego. A arquiteta Monalisa Rica, do escritório Grano Arquitetura, que assina o projeto contemporâneo, começou pela nivelação do piso da varanda ao do estar. Parede, caixilho e verga que antes separavam os ambientes foram removidos para uni-los. Também foram eliminadas as esquadrias que dividiam a cozinha e a lavanderia e, nesta, a porta de acesso à varanda. No seu lugar, tomou forma um armário para guardar vassouras e acessórios de serviço.

Num mood clean, os ambientes transitam entre tonalidades claras, incluindo os amadeirados. A sala de estar, concebida como uma grande caixa de madeira, contempla um painel emoldurado que abriga TV e rack e, nas costas do sofá, uma multifuncional peça de marcenaria, que começa como bancada de apoio da cozinha e estende-se até a varanda como aparador. A parte pertencente à varanda – que se tornou sala de jantar – ocupou o lugar onde estava a pia entregue pela construtora (também retirada) e agora ampara a mesa oval circundada por cadeiras em estilo poltroninha. “Elas deixam o ambiente mais aconchegante e integram o espaço acompanhando o desenho da luminária pendente”, pontua a profissional.

Para favorecer a metragem, outras alterações tomaram forma. Na suíte, por exemplo, foi feito um recorte parcial na parede para embutir uma sapateira, o que fez diminuir um pouco a metragem do quarto de hóspedes. O local do aquecedor também foi alterado e agora ele fica em frente à entrada, camuflado por uma porta ripada vazada.

Uma bancada única, de Corian, tem início na cozinha e termina na lavanderia, com tanque esculpido e tampo de fechamento, para ocultá-lo quando necessário. Acima do backsplash, revestido com azulejos da linha Liverpool (Portobello Shop Zona Norte), em padrão espinha de peixe, os armários possuem acabamento de tom rosé, super feminino.
Dispensando manutenção, a parede verde preservada traz a atmosfera biofílica ao apartamento. Ela está refletida no espelho bronze da parede oposta, sobre o aparador, que garante sensação de amplitude e elegância. Pendente: Shopping dos Lustres.
Romântica, a suíte possui cabeceira estofada, com iluminação embutida, que se comunica perfeitamente com a persiana e o chale da janela.
Num tom mais unissex, o banheiro que faz de lavabo recebeu metais com acabamento preto fosco, revestimentos em tons de cinza no piso e nas paredes (Portobello Shop Zona Norte) e espelho com iluminação superior e inferior.
Arquiteta Monalisa Rica, do Grano Arquitetura

Deixe um comentário