#Club&Casa Home – Casa de linhas contemporâneas tem amplos vãos e aposta nos materiais naturais

Projeto também investe na integração da área interna com seu convidativo outdoor.

Texto: Giulia Esposito
Fotos: Eduardo Macarios e Priscilla Fiedler (retrato) /Divulgação

A fachada destaca uma composição neutra de revestimentos naturais como os tijolinhos aparentes e a madeira. Este último, inclusive, marca presença na confecção do brise utilizado no volume superior, em avanço, da construção.

Contemporaneidade com aconchego, para abraçar a família, e áreas sociais integradas à piscina externa no piso térreo era o que desejava o jovem casal para o novo lar em Curitiba (PR). No condomínio de casas no bairro Santa Felicidade, o escritório Arquitetare por Elaine Zanon & Claudia Machado projetou um sobrado de 420 m² – e pé-direito de 3,20 m no térreo e 2,80 m no piso superior –, permeado por elementos naturais, grandes vãos e interação máxima entre os espaços. De madeira maciça, assim como o painel que a acopla, a porta de entrada é a joia da coroa, automatizada devido à sua expressiva dimensão. Acessado de todos os ambientes do primeiro piso por meio de grandes panos de vidro, o jardim externo oferece piscina com espreguiçadeiras, ala de bate-papo, com quarteto de poltronas, e deck com mesa para refeições ou carteado, além de solário, para o conforto térmico extra.

Toda em LED, a iluminação usa e abusa de micropontos. “O objetivo foi usar menos peças, mas com grande eficiência luminosa”, diz a dupla, que contou com a colaboração de sua equipe para atingir o resultado: Marcia Fujimoto, Vivian Hansen, Juliana Desessards, Andreia Gonzaga, Camila Picoli, Priscilla Ribas, Andressa Wisniewski, Carolina Bueno, Jessica Goes, Cristina Cardoso, Khetlin Cavalari, Ana Recco, Gisela Ribeiro e Jessica Leone.

Na volumetria retilínea, o toque biofílico é mais que bem-vindo.
O jardim soma piscina com espreguiçadeiras, ala de bate-papo, com quarteto de poltronas, e deck com mesa para refeições ou carteado, além de solário.
O living exibe mobiliário sofisticado, como o sofá de couro branco, em L, pufes e poltrona (lateral)
do mesmo material, e a sinuosa e alongada escultura posicionada sobre a lateral do rack.
Porta de madeira adentro, atrás da TV e do canto de leitura, o painel madeirado, além de envelopar a parede, camufla um estratégico acesso privativo.
O protagonista da cozinha aberta é o tampo de porcelanato que alude ao mármore branco, sobreposto à bancada madeirada de refeições, dando apoio ao cooktop. Numa frequência elegante, o material se repete no backsplash e na parede onde está fixada a TV.
Pendentes de vidro (também utilizados na cozinha), em diferentes alturas, levam leveza translúcida à sala de jantar, que conta com mesa de madeira, cadeiras ergonômicas estofadas e cativante vista para o jardim.
Ambiente mais requisitado da casa, a adega foi criada no vão sob a escada, com uma generosa estrutura de ferro para acomodar as garrafas, além do móvel de apoio e armazenamento de utensílios com acabamento espelhado nas portas.
Arquitetare por Elaine Zanon & Claudia Machado

Deixe um comentário