#Club&Casa Home – Os espaços de lazer deste condomínio em Balneário Camboriú (SC) são repletos de mimos – ora confortantes, ora energizantes

O trabalho abrangeu sala de jogos, de massagens, academia e área da piscina com gazebo.

Texto: Giulia Esposito
Fotos: James Passos/Divulgação

Um dos pontos fortes do projeto é a dramática iluminação com LEDs.

Acionados para desenvolver as áreas de lazer de um edifício residencial em Balneário Camboriú (SC), os arquitetos Ana Luisa Reis Panozzo e Artur Henrique dos Santos (também lighting designer), do escritório Arqtetos Arquitetura, capricharam na completa missão, que abrangeu sala de jogos, de massagens, academia e área da piscina com gazebo. “Algo que diferisse do que o mercado dita… Espaços casuais e, ao mesmo tempo, aconchegantes, como se fossem extensões do apartamento de cada condômino, com alguns pontos tecnológicos e alinhados às novas tendências”, esclarecem os profissionais a respeito dos anseios do contratante quanto ao projeto que soma 480 m² construídos.

A disposição e a arquitetura dos ambientes foram totalmente alteradas, para melhor aproveitamento da metragem e da experiência dos usuários, assim como para a integração do interno com o externo, sem esquecer da acessibilidade, com adequação de rampas e portas largas. A academia recebeu tons mais escuros, entre cinza-chumbo/concreto e toques de azul, empregados na dramática iluminação com LEDs (Rova Iluminação, assim como todos os aparatos lumínicos), com o intuito de trazer equilíbrio.

Em paleta sóbria, com base em cinza-claro, a sala de jogos tem atmosferas distintas em cada canto: o lounge é aquecido pelos assentos de matiz terroso; o espaço de poker reluz seriedade, com paredes revestidas por pedras; e a mesa de bilhar é jovializada por dois painéis retroiluminados

Em madeira, as argolas de suspensão levam um toque vigoroso ao layout do ambiente de malhação, criando, junto aos dinâmicos e não-lineares perfis lumínicos, um layout de traçados quase artísticos. Os banquinhos Geo Oval (Via Design Interiores), em madeira tauari, ao fundo, seguem em sincronia.
Anexo à longilínea piscina, com prainha, o gazebo é altamente convidativo, com sofá e poltrona confortabilíssimos, bancos e mesinha lateral confeccionados em fibras, fireplace e iluminação intimista.
Do lado esquerdo do gazebo, as divisórias de aspecto
retorcido trazem elegância peculiar ao composé.
Para os bate-papos, o lounge também conta com mesa de jantar amadeirada Colina (Via Design Interiores, assim como o banco Ginko que a acompanha, em tom terroso), dupla de adegas e bancada com pia, banquetas e ala para degustar uns petiscos.
O conjunto é unificado pelo grafite do artista urbano Diego Diant, que reproduz a famosa travessia da Rua Abbey pelos Beatles.
Set de deleite privativo, a sala de massagem exalta texturas naturais como a madeira e a palhinha – no fechamento das portas corrediças –, além da organicidade das formas, a exemplo da banheira de imersão. A iluminação totalmente indireta traduz calmaria e relaxamento.
Ana Luisa Reis Panozzo e Artur Henrique dos Santos, do escritório Arqtetos Arquitetura

Deixe um comentário