#Club&Casa Home – Com uma única segmentação, todos os espaços sociais deste lar coabitam em sinergia estética e utilitária

O imóvel de 153 m² está localizado na aprazível cidade de São José dos Campos (SP).

Texto: Giulia Esposito
Fotos: Adriana Rebouças (retrato) e Wesley Cunha/Divulgação

No estar, sofás confortáveis e mobiliário de apoio proporcionam o local perfeito para socializar.

O retrofit do apartamento de 153 m², onde habita um casal com filha pequena, teve como premissa a integração da varanda com o living, com a finalidade de ampliar a área de convivência. “Dessa forma, separamos o estar íntimo das áreas coletivas por meio de um painel com porta de correr e ganhamos mais possibilidades de uso, a exemplo da criação do estar, com poltronas ao redor da lareira”, introduz a arquiteta responsável pela reforma, Thaís Martarelli.

Uma superfície madeirada foi sobreposta ao painel em questão para dar suporte à TV, no home theater. Em sincronia tonal, o novo estar, anexo, recebeu painel cimentício, com efeito tridimensional, que, além de decorativo, é pano de fundo para a lareira em mármore Paraná, que acompanha a sua extensão horizontal. A unificação entre salas e gourmet se deu por meio da retirada da alvenaria e das esquadrias que os separavam e reiterada pelo revestimento marmorizado aplicado sobre todo o piso. A retirada das condensadoras – e realocação delas – liberou espaço para a ambientação de um canto de relaxamento, com vista livre para a área de preservação ambiental janela afora.

Com o uso de luminárias técnicas, a iluminação indireta foi a escolha certeira para assegurar conforto durante as reuniões entre amigos.

A projeção de um painel vazado, que corre pela viga na divisão das salas com a varanda até posicionar-se ao lado do sofá, garante certa privacidade ao home theater. A sombra que a peça proporciona ameniza a incidência solar sobre os que assistem à TV.
A ala de relaxamento na varanda inclui espaçosa poltrona, mesinha de apoio, tapete com estampa geométrica, o toque biofílico de uma espécie suspensa e poltrona pendurada (veja na foto anterior). A cortina esconde a porta veneziana de alumínio do closet, que ocupou o lugar de uma das suítes e foi acoplado ao principal dormitório.
Do lado oposto, a churrasqueira tem papel de destaque no gourmet e se comunica com a mesa de jantar contígua à bancada.
O travertino romano em textura bruta reveste a parede do lavabo; nela, um grande espelho camufla a janela que abria para a lavanderia (esta inclusão
demandou a substituição por ventilação motorizada). O pórtico madeirado que emoldura todo o combo possui iluminação decorativa com perfil de LED.
Uma imponente cabeceira modular estofada, ladeada por espelhos, estende-se por todo o pé-direito na suíte máster, formando um delicado padrão Chevron. Leveza e elegância resultam da harmonia entre o enxoval marinho e a marcenaria e os detalhes neutros.
No banheiro principal, uma estante em madeira e serralheria foi personalizada para dar suporte às toalhas. A linguagem madeirada prevalece com o uso do porcelanato Tavola Decor Mix Nat, com estética ripada, que envelopa a parede lateral.
Thaís Martarelli | Arquitetura e Interiores

Deixe um comentário