#Club&Casa Home – Apartamento com vista para um verdejante vale aproveita móveis e objetos do acervo familiar

As reconfortantes memórias afetivas estão garantidas neste imóvel na cidade de Timbó (SC).

Texto: Angela Villarrubia
Fotos: Dennys Manske/Divulgação

No apartamento que respeita e reflete o histórico de vida dos moradores, peças de seu acervo convivem com aquelas novas, como o sofá, as cadeiras e as banquetas da área de lanche da cozinha. Colaboração: Arq. Suely D. Borchardt (projetos executivos – adequações e interiores).

O casal recém-aposentado, que morou em Brasília (DF) por mais de 30 anos, encontrou na cidade de Timbó (SC) um refúgio para a nova fase da vida. Foi amor à primeira vista. Eles adquiriram o apartamento de 110 m² ainda na planta e acompanharam à distância os trabalhos realizados pela designer de interiores Carlota Oss Emer. Desde a primeira conversa, ficou claro que não queriam uma ‘casa de revista’, mas, sim, uma morada com suas feições e coisas, “com muita história e valor sentimental envolvido”, explicaram. Desse modo, Carlota focou em espelhar a essência e as memórias que levariam identidade, tranquilidade e segurança aos espaços.

Em uma mescla de estilos atual e rústico, ela reaproveitou e harmonizou boa parte do mobiliário e aparatos lumínicos no estar e jantar, reunindo, de forma leve, peças de ar campestre, antiguidades e luminárias contemporâneas. Com a plena integração da ala social, a setorização foi feita por meio de um par de pórticos amadeirados: um deles emoldura a cozinha e, o outro, a passagem do hall para as salas.

Como a gastronomia é uma das paixões e um dos passatempos preferidos do casal, o grande foco está no charmoso ambiente de preparos culinários, que deveria ser funcional e ter bom espaço de armazenamento, pois o acervo de louças dos proprietários é generoso. Para isso, a área de serviço foi integrada e a churrasqueira, eliminada.

Elementos como o gramofone ou o antigo relógio de parede reforçam o clima de aconchego afetivo deste lar em Santa Catarina.
Alguns elementos lembram as cozinhas do interior, como a cristaleira com esquadrias quadriculadas, mas com twist graças ao vidro canelado. Na área do backsplash, as prateleiras de apoio são de serralheria preta. Há uma saudável mescla de cores, com marcenaria verde e cinza-claro. As paredes têm contemporâneo efeito de cimento queimado.
O lounge em frente à pele de vidro tem como cenário os morros que cercam o vale. Os proprietários contaram, no briefing, que gostariam de um lugar para tomar chá, conversar e ler. “Então, por que não usar o cantinho com a melhor vista do apartamento para os momentos de relaxamento em boa companhia?”, indaga Carlota, que acertou em cheio no posicionamento e na setorização dos espaços da acolhedora morada.
O hall de entrada também foi destacado por um pórtico amadeirado, assim como pelo marcante tom de verde, a exemplo da cozinha. Um espelho, do piso ao teto, separa os dois ambientes.
Funcional e compacto, o lavabo tem bancada em granito São Gabriel escovado, metais dourados foscos e uma estante inferior em serralheria com tela aramada. Uma samambaia natural e alguns quadros coloridos levam vida e calor ao espaço.
Carlota Oss Emer | Studio Design de Interiores

Deixe um comentário