Apartamento em prédio de 1968 ganha nova vida com reforma comandada por Mara Ramos

Por Giuliana Capello
Fotos Felco e Mortatti Studio (retrato)

No apartamento de 1968, o piso original em taco de madeira foi mantido. O living apresenta cores mais intensas, tornando o ambiente vibrante e, ao mesmo tempo, acolhedor e cheio de memórias afetivas

No bairro de Pinheiros, em São Paulo, a arquiteta Mara Ramos, que comanda escritório próprio há mais de 15 anos, assina a reforma de um apartamento antigo, cujo edifício data de 1968. Bem localizado e muito conservado, o imóvel de 160 m² repleto de histórias e potencial é hoje o lar de um casal com dois filhos pequenos. Depois de morar em vários endereços diferentes, o apartamento representa as experiências e conquistas da família.

 “A configuração típica da época da construção (com estrutura clara, janelas de parede a parede na face principal e aberturas em todo o perímetro posterior) permitiu a reconfiguração da planta para a criação do lavabo e da brinquedoteca, viabilizados pela redução dos dois dormitórios centrais, além da melhoria da área de serviço”, relata a arquiteta, sempre em busca de soluções novas e criativas.

Segundo ela, os maiores desafios foram as vigas e pés-direitos variados, além do taco de madeira original, completamente fora de nível, mas que os proprietários desejavam manter. Resolvidas as questões técnicas, Mara explorou uma paleta mais intensa no living, reforçando a intenção de ser um ambiente dinâmico e, ao mesmo tempo, de acolhimento e cheio de memórias, desde o mobiliário (que já era 100% da família) até os títulos da biblioteca, que contam sobre os interesses dos moradores. 

Nos demais ambientes, a saturação das cores é suavizada, com alguns pontos coloridos, mantendo também a unicidade do conceito. A cozinha é um caso à parte, um espaço de memórias afetivas configurado para lembrar os anos em que moraram nos EUA, mas sem deixar de lado a funcionalidade, crucial em uma casa com duas crianças pequenas. 

E foi justamente para elas que o centro do projeto foi configurado. Inicialmente, o plano foi tornar um dos quartos compartilhado, deixando o segundo disponível para trabalho, hóspedes e sala de música, mas já completamente planejado para se tornar um quarto de menina no futuro. Enquanto isso, os irmãos se divertem na brinquedoteca, que tem também um futton confortável como cama auxiliar para babá, vovó e amiguinhos.

Mara Ramos

Serviço

Mara Ramos Arquitetura

Nome do projeto: Apartamento P+J

Metragem: 160 m²
Equipe: Tatiane Vieira, Beatriz Mouzinho, Fernanda Ferreira e Victória de Lima

Endereço do escritório: Rua Joaquim Távora, 1020, Vila Mariana, São Paulo, SP, CEP 04015-012 

Telefone: (11) 98265-1178

E-mail: contato@mararamos.com.br 

Instagram: @mararamos_arquitetura

About The Author