#Conteúdo e Visibilidade: Em Goiânia, esta casa térrea em “L” banha-se com o verde na área de lazer e reserva privacidade às áreas íntimas
Por Giuliana Capello
Fotos Marcus Camargo
O projeto arquitetônico em “L” privilegiou a privacidade para as áreas íntimas e as vistas para a paisagem natural a partir da área de lazer
Com mais de 30 anos no mercado de arquitetura residencial, coorporativa e interiores de alto padrão, o escritório Giovanni Borges Arquitetura é especialista em criar espaços que causem um impacto positivo nas vidas de seus clientes. “Nossa dedicação à funcionalidade, sem perder a estética e sustentabilidade nos diferenciam, e temos orgulho de oferecer soluções arquitetônicas e projetos de interiores excepcionais que superam as expectativas de nossos clientes”, afirma o arquiteto líder Giovanni Borges.
Recentemente, o arquiteto assinou o projeto desta casa térrea em Goiânia, concebida a partir do interesse em contemplar a natureza, especialmente na fachada frontal do terreno. Para isso, a o programa da residência foi distribuído em uma planta em “L”, dividida em duas grandes áreas: lazer e íntima, reservando o privado para as fachadas de menos incidência solar e seguindo com o desejo de mimetizar sua geometria à linha do horizonte.
“Desenhamos esta casa pensando na integração. Construímos o sonho de uma casa feita para abrigar várias pessoas em eventos sociais, projetamos para amigos que amam abrigar e servir”, comenta Giovanni.
No terreno de 1.050 m², com um aclive de quatro metros, a piscina se debruça sobre a fachada principal e marca a cota zero do projeto, principal elemento de afirmação da horizontalidade desta arquitetura que, do ponto de vista do observador, deveria funcionar como um palco, central e elevado, que cria um lugar de intimidade e contemplação do céu e do verde, a dois metros de elevação a partir do nível da rua.
Três materiais se destacam no projeto: a estrutura metálica, o concreto e a madeira cumaru como textura quente. Esse conjunto compõe com os revestimentos em alvenaria de tijolos tradicionais.
Entre os revestimentos observamos a textura da pedra hijau na piscina e o mármore travertino no piso. A paleta de cores para a composição dos interiores inclui azul, bege, marrom, preto e o verde do paisagismo, em uma mistura sofisticada que valoriza a natureza.
Giovanni Borges Arquitetura
Serviço
Giovanni Borges Arquitetura
Nome do projeto: Casa TCC
Metragem: 520 m²
Endereço: R. T-27, 1095, St. Bueno, Goiânia, GO, 74210-030
E-mail: projetos@giovanniborges.com.br
Instagram: @giovanniborgesarquitetura
Site: www.giovanniborges.com