#Club&Casa Home – Itens garimpados em antiquários personalizam apartamento na Bela Vista
Living poderoso, com parede galeria e estante para peças e livros, é o destaque do apartamento reformado.
Texto: Angela Villarrubia
Fotos: Lufe Gomes/Divulgação
Reunir uma coleção de obras de arte em um só local e montar uma parede galeria no living foram duas das missões do arquiteto e urbanista Carlos Navero no apartamento residencial de 130 m², localizado na Bela Vista, em São Paulo. Essas peças – além de móveis de design, garimpados em feiras de antiguidade e galerias – são o xodó do morador, que queria exibi-las de forma harmoniosa, não apenas para valorizar o acervo, como também para inspirar a alma.
Durante a reforma foi eliminado um quarto que fazia divisa com a sala, para possibilitar a sua ampliação, assim como a parede da cozinha. Tudo integrado, a base de cor foi composta por preto e cinza; este último aparece no piso de porcelanato e nas paredes em cimento queimado; o destaque surge por meio de algumas peças pontuais, com tons mais quentes. Uma estante ocupa uma parede inteira, com nichos de diversos tamanhos. Ali, peças de Murano, artesanato brasileiro, esculturas e vasos – um, inclusive, com planta, para o devido toque biofílico – dividem espaço com livros, basicamente de arte e design, duas paixões do morador.
O local tem direito, inclusive, a uma cristaleira, para resguardar uma coleção de animais de acrílico. Um sofá em linho, com assentos dos dois lados, desenhado pelo escritório e executado especialmente para este projeto, está voltado para a galeria e para a área da TV. Designers brasileiros como Geraldo de Barros, Sergio Rodrigues e Giuseppe Scapinelli são alguns dos destaques do mobiliário assinado, além da espanhola Patricia Urquiola, que chama a atenção com a poltrona Smock, de couro bordô e círculos vazados na altura dos braços. Todo um luxo.