Falece Fernando Campana, um dos fundadores do Estúdio Campana

Ao lado do irmão, Humberto, o designer alcançou reconhecimento internacional por sua criatividade e desenhos inusitados no setor de arqdecor.

Fotos: Divulgação

Fernando Campana

O arquiteto e designer Fernando Campana faleceu, nessa quarta-feira (16), em São Paulo. A notícia foi confirmada pelo perfil do Estúdio Campana no Instagram. “É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento de Fernando Campana hoje, dia 16 de novembro, em São Paulo. Agradecemos a solidariedade de todos e pedimos que respeitem a privacidade da família neste momento”, declarou a equipe.

Fernando tinha 61 anos e era considerado uma das personalidades mais influentes e um ícone do design no país. Ao lado do irmão, Humberto Campana, fundou, em 1984, o Estúdio Campana. Foi daí que a dupla conquistou reconhecimento internacional, pela originalidade e ousadia na criação de peças de mobiliário, com itens fora do contexto, como por exemplo, ursos de pelúcia.

Formado em arquitetura pelo Unicentro Belas Artes de São Paulo, Fernando nasceu em Brotas, interior de São Paulo. É um dos nomes que brilha no rol dos arquitetos icônicos e sua obra o colocou na lista dos 100 mais importantes profissionais do design no mundo. Em 2013, os irmãos fizeram parte da lista das 100 personalidades brasileiras mais influentes, segundo a revista Forbes. Fernando também recebeu a Ordem do Mérito Cultural em Brasília e a Ordem das Artes e Letras pelo Ministério da Cultura da França. Além do design de móveis, a genialidade de Fernando se fez notar na arquitetura, paisagismo, design de interiores, cenografia, arte e moda. Fernando será velado e enterrado em São Paulo em uma cerimônia restrita a familiares e amigos.

Deixe um comentário