#Club&Casa Home – A afinidade criativa e a parceria de Leonardo Lattavo e Pedro Moog, do estúdio Lattoog

Designers apostam na fusão de peças famosas para engendrar novos produtos, assim como discorrem sobre a escala de suas obras.

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Texto: Angela Villarrubia

Fotos: Divulgação

Leonardo Lattavo e Pedro Moog, os criativos do estúdio Lattoog.

Leonardo Lattavo e Pedro Moog se conheceram, na Cidade Maravilhosa, por intermédio de amigos em comum, quando ainda estudavam, respectivamente, arquitetura e urbanismo e administração de empresas. Eles demostravam muitas afinidades, entre elas o amor à arte, pois ambos faziam movimentos nesse sentido.

Vale constar que a influência familiar foi o caldo de cultivo para o início dessa história, de forma direta ou
indireta, pois Pedro estava rodeado pelas obras reunidas pelo avô, o escritor e colecionista Vianna Moog, e pelos artistas que frequentavam sua casa; Leonardo, por sua vez, cresceu entre os desenhos de seu tio, empresário da indústria moveleira, e os de sua mãe, dedicada ao criativo e dinâmico universo da moda.

O encontro dos dois talentos e o transpasso para o universo do design de produtos ocorreu naturalmente, de forma orgânica. Um dos primeiros trabalhos em conjunto foi o assento Knot, em 2004, que ainda faz parte de seu catálogo. Daí em diante, eles têm materializado profusão de ideias, muitas estabelecidas dentro de curiosas séries. Uma delas é a “Cariocas”, na qual as peças muitas vezes são batizadas com nomes de lugares (Ipanema, Leblon, São Cristóvão, Vidigal…) e estão inspiradas na arquitetura, nos azulejos, nos gradis e no próprio calçadão de Copacabana, por exemplo. Afinal, tudo os motiva, e nada mais espontâneo do que homenagear a cidade natal.

Outra de suas séries notáveis é a “Viralata”, fundamentada no hibridismo entre peças famosas para gerar
um novo produto. Talvez o mais conhecido seja a sinuosa poltrona Pantosh, um feliz cruzamento entre
a Panton (do designer dinamarquês Verner Panton) e a cadeira Willow (do escocês Charles Rennie Mackintosh). Vale ressaltar que o conceito de fusão remonta, inclusive, ao próprio nome do estúdio Lattoog, resultado da junção entre Lattavo e Moog.

A sua afinidade e aproximação com a arquitetura também propiciou, ao longo dos anos, um labor que preza esta arte e ciência como ponto de referência, mas que necessariamente reinterpreta as escalas – e sempre de um ponto de vista bem criativo e pessoal. Da série “Arquitetônicos”, tomo como exemplo a poltrona Ninho, inspirada no Centro Cultural Jean-Marie Tjibaou, na longínqua Nova Caledônia, ou a luminária Corb, baseada nos brise-soleils do mestre Le Corbusier.

Outro viés sobre o tema são as versões em tamanhos diferentes de uma mesma peça. Tanto que a citada
poltrona Pantosh é executada não apenas em tamanho usual, mas também no pequenino formato de pingente (em prata ou ouro), como miniatura colecionável (em MDF de 3 mm, cortado a laser) e, inclusive, em versão gigantesca, com quase 3 metros de altura. Além de ser apresentada na Semana de Design de Milão, esta última também foi exibida na cobertura de seu showroom paulistano, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, captando a atenção de quem passava pela rua. No final das contas, tudo isso ocorre por eles assegurarem que suas matérias-primas essenciais são a ponta do lápis e as boas respostas para os projetos.

As mesas laterais Mari lembram antigos manequins de ferro. São executadas a partir de perfis metálicos com curvas idênticas que, multiplicados ao redor de um eixo central, resultam numa silhueta que remete a objetos trabalhados em um torno. Para a Lider Interiores.
A poltrona Gota, um móvel pendente para áreas externas, abraça a ideia de um ninho suspenso, que procura abrigar e
proporcionar a melhor experiência ergonômica possível. Em metal, corda e estofado, para a DonaFlor Mobília.
Da série “Viralata”, o sinuoso desenho da poltrona Pantosh nasce da fusão da cadeira Panton (de 1968) com a Willow (criada entre 1902 e 1904). Ao seu lado, a luminária Point, em formado de gota, bcomposta por sequência de ripas de laminado de madeira.
A estrutura de madeira maciça da poltrona E2 define duas formas elípticas iguais, que correspondem ao assento e encosto. “Acreditamos ter atingido uma geometria simples e iconográfica, combinada com ótima ergonomia”. Tem encosto em palhinha natural.
O formato de gota é recorrente no trabalho da dupla. Aqui, surge surpreendentemente em casinhas para pássaros, que podem ser instaladas de forma individual ou em conjunto. “Parecia pertinente que uma forma da natureza fosse a fonte de inspiração”. A Birdhouse Gotinha é em madeira maciça, fibra sintética colorida e corda náutica.
O Centro Cultural Jean-Marie Tjibaou, assinado pelo arquiteto Renzo Piano, foi uma das fontes de inspiração para a poltrona Ninho. O resultado final foi conseguido por meio do corte de uma sucessão de “costelas” encaixáveis que definem a forma orgânica da estrutura
A fruteira Marítima apresenta esse suave movimento em suas formas, responsável pelo seu nome. A peça é, segundo os designers, leve e macia como uma folha, e orgânica como as frutas que ela pode comportar.
A fusão da poltrona Bowl (de 1951), assinada por Lina Bo Bardi, com a estrutura de uma tangerina (ou seja, Lina + Tangerina), resultou na Tangelina. O bom humor que permeia a ideia e o seu nome é acompanhado por uma execução caprichada, com base de aço inox com ponteiras de madeira, e assento e encosto com seis módulos de madeira curvada estofada.
Inspirada nos calçadões de pedra portuguesa das praias de Ipanema e Copacabana, surge a poltrona Ipanema. Projetada para uso em varandas, tem estrutura de aço inox e suporte em tiras de couro natural.
A poltrona Astral nasce da fusão das formas da poltrona Tank (de 1936), de Alvar Aalto, com a BKF (de 1938), também conhecida como Butterfly, do Grupo Austral. Em madeira e assento estofado, para o Empório das Cadeiras.
Uma das primeiras peças feitas a quatro mãos por Leonardo Lattavo e Pedro Moog, o versátil banco / pufe / sofá Knot tem estrutura tubular plástica flexível, estofado com três tipos de espuma e tecido disponível em diversas cores. Acomoda uma ou duas pessoas.
A luminária de piso Corb é mais um dos projetos do estúdio Lattoog inspirados em elementos arquitetônicos modernistas. Aqui, no caso, brises soleils utilizados em edifícios. Acredita-se que a sistematização desses elementos foi feita por Le Corbusier, que inspira o nome desta luminosa peça.

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