#Club&Casa Home – Conceitos de neuroarquitetura são aplicados para transmitir a missão do escritório de contabilidade
Neste espaço corporativo localizado em edifício comercial recém-inaugurado, em São Caetano do Sul, foram utilizados princípios da neuroarquitetura.
Texto: Janaína Alves
Fotos: Cris Vidal (retrato) e Gustavo Awad/Divulgação
Credibilidade, profissionalismo e compromisso com o cliente foram as linhas que pautaram a arquiteta Debora Rossi ao projetar o escritório de contabilidade. Duas salas comerciais foram unidas, totalizando 94 m² de área.
O projeto completo contemplou a elaboração da recepção, sala de reuniões, duas para a diretoria, administrativa – todas com lavabos privativos –, banheiro social, copa e almoxarifado, além de customização das paredes, instalação de forro de drywall e levação do piso. A neuroarquitetura, ciência que estuda o cérebro humano para atividades projetuais, foi usada para transmitir as missões da empresa por meio da decoração.
Na recepção, por exemplo, o painel de MDF faz alusão a uma rocha, elemento que transmite a ideia de solidez e credibilidade. Conforto e requinte são transmitidos pelo duo de poltronas em veludo e pelo projeto de iluminação, com jogos de luzes quentes aplicados nos nichos e painéis. A sala de reuniões seguiu os mesmos conceitos do receptivo e a mesa é o item mais destacado.
O detalhe de personalidade vem da base do móvel: um trapézio, feito em aço escovado, foi desenhado pela própria arquiteta. O painel de porcelanato (Barotti Design Acabamentos), com as laterais em vidro Reflecta fumê, emoldura o televisor. A luminária pendente foi o detalhe que conferiu movimento. Nas salas da diretoria, a neuroarquitetura ainda contribuiu para criar espaços amplos e bem iluminados, o que traz foco e motivação. Iluminação, persianas (TS Home&Office), som e todo sistema de segurança foram automatizados.