#Club&Casa Home – Visual contemporâneo se une ao clássico revisitado em renovação de apartamento

Morada ganhou ar atemporal com uma paleta de cores neutra, unindo o estilo contemporâneo ao clássico revisitado.

Texto: Victor Hugo Feliix
Foto: Sidney Doll/Divulgação

Clara e espaçosa, a sala de estar conta com mobiliário da Wood Mobili. O piso de madeira original foi mantido, mas renovado com raspagem da Revestimentum. O espelho da Vidrologia amplia ainda mais o espaço. Tapetes: Dela Decor, assim como os papéis de parede. Ao lado, o home theater com painel de madeira.

Aconchego e sofisticação faziam parte dos sonhos do casal de médicos (com um cachorro), proprietários deste apartamento no bairro do Morumbi, em São Paulo. O imóvel, que soma 198 m², foi renovado pelas mãos de Melissa Colle e Carolina Ferro, designers à frente do escritório Colle Ferro Interiores.

As profissionais levaram novos revestimentos para a moradia e buscaram um visual que aliasse o contemporâneo ao clássico revisado. As cores predominantemente neutras marcam a linha mestra, enquanto os detalhes naturais enriquecem o visual e trazem sensação de frescor e acolhimento. Esse é o caso, por exemplo, do papel de parede de linho, assim como das cadeiras com palha e do mobiliário madeirado.

Vale lembrar que o layout do apartamento foi alterado para que os moradores pudessem receber visitas com conforto, especialmente na varanda gourmet. O tamanho da mesa de jantar aumentou e uma bancada extra foi incluída no espaço, para acomodar mais pessoas. Como consequência, foi necessária a repaginação do projeto luminotécnico, de modo a evidenciar pontos importantes, como a própria bancada gourmet, o sofá suspenso e o delicioso jardim vertical.

Para que se estabelecesse um visual sofisticado, o escritório Colle Ferro Interiores optou por utilizar quadros em diversos ambientes, além de uma escultura do artista plástico e designer Rapha Preto. Quanto às soluções sustentáveis, as designers de interiores apostaram no papel de parede líquido, um material ecológico produzido com seda, algodão, madeira e substâncias naturais.

O produto pode ser removido e reaplicado em outros lugares, caso os moradores mudem de residência. Com a reforma, as profissionais renovaram a pintura em geral, trocaram os revestimentos de todos os banheiros, mandaram lixar os pisos de madeira e implantaram um projeto luminotécnico novinho em folha.

As obras enfrentaram o desafio de serem realizadas com expediente reduzido, em função da pandemia. O uso racional dos materiais e a escolha pelo estilo contemporâneo deram ao projeto jovialidade e funcionalidade, refletindo a personalidade dos moradores.

Como a família do casal é grande, foi colocada na varanda gourmet uma espaçosa mesa redonda. Ao fundo, foi aplicado um espelho bronze que harmoniza com a madeira e os detalhes dourados dos quadros e pendentes.
O sofá suspenso era um sonho do casal e foi possível implantá-lo graças ao novo layout elaborado pelas designers. O piso foi revestido com porcelanato da Prime Revestimentos e a luminotécnica é do Studio Deluxe Light Design.
A bancada para seis pessoas foi escolhida para melhor receber. A marcenaria confere funcionalidade com um estilo atemporal. As obras de arte são do acervo dos moradores.
O lavabo ganhou cores frias, com revestimentos inteiramente novos, e um quadro com cores marcantes. O contraponto vem da cuba de pedra esculpida, com seus tons mais claros.
Melissa Colle e Caroline Ferro