Salone del Mobile: a vitrine mundial do design

Faltam dez dias para o desembarque do Club&Casa Design em Milão, metrópole pulsante, repleta de arte renascentista e muitas histórias. O Salone del Mobile, principal atração da Semana de Design em Milão, receberá 2 mil expositores, que apresentarão desde móveis clássicos aos mais contemporâneos, além de complementos têxteis e objetos de decoração.

A organização da feira, quechega à sua 57ª edição, publicou seu primeiro “manifesto” desde que começou as atividades em 1961. No documento, reconhece a importância do trabalho de profissionais e empresas, e destaca as tendências do mercado moveleiro mundial. A sustentabilidade é a principal delas, cujo foco é a fabricação de peças duráveis e produzidas com materiais passíveis de reciclagem. Também foi mencionada a preocupação com a qualidade dos processos produtivos, que devem ser certificados mundialmente.Outros aspectos apresentados referem-se às possibilidades de networking entre profissionais e empresas.

Em paralelo ao evento acontecem ainda o Salone Satélite, dedicado aos jovens designers; a Eurocucina, exposição Internacional de Mobiliário de Cozinha e o Salone Internazionale del Bagno, mostra independente de artigos para banheiro. Milão ainda dispõe de múltiplos projetos de cultura e abre as portas de seus locais históricos, que vale a pena a visitação, sobretudo por aqueles que ainda não conhecem a cidade.