Portobello se apropria da capacidade de sonhar em sua nova coleção Unlimited Dreams; confira as novidades!

Pedro Andrade e Astrid Fontenelle anunciaram as linhas assinadas por Paulo Mendes da Rocha, Ruy Ohtake e pela designer italiana, Paola Navone, na Expo Revestir 2022.

Texto: Janaína Alves Fotos: divulgação

Soma Concreto

Os sonhos representam o caminho para a concretização da vida real. O que nos faz ter esperança no futuro é exatamente a capacidade humana de imaginar, de sonhar. E foi da apropriação desse conceito que a Portobello apresenta a sua coleção 2022, UNLTD Dreams, durante a Expo Revestir 2022.

A marca realizou um sonho antigo de ter linhas assinadas por três grandes nomes da arquitetura e do design mundial: Paulo Mendes da Rocha, Ruy Ohtake e Paola Navone. Ao lado da filha, Nadezhda, Paulo, falecido em maio de 2021, criou a linha Soma. Já Ruy, que também nos deixou em 2021, concluiu a sua última criação, intitulada de Oh!Take. “Era um sonho antigo da Portobello trabalhar com o Paulo. Nunca foi comum que os grandes nomes da arquitetura desenvolvessem projetos para  empresas, então, para nós, essa parceria é motivo de muita alegria e orgulho”, celebrou Pamela Golin, gerente de produto da Portobello.

Durante a Expo Revestir 2022, a Portobello fez o lançamento para o público em grande estilo. Os apresentadores Pedro Andrade e Astrid Fontenelle foram convidados para conduzir o lançamento transmitido ao vivo, direto do estande sustentável da marca no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Saiba mais detalhes sobre as duas coleções:

Linha Soma

Mos Soma Terra

Essa linha representa a soma de forças e expressa a consistência do design criado por Paulo Mendes da Rocha e sua filha Nadezhda Mendes da Rocha, que também é arquiteta e designer. Eles se uniram em criações fortes e sensíveis. O conceito une arquitetura + irreverência; racionalidade + inovação; modernismo + contemporaneidade.

Soma Terra

A coleção Soma, traz a reprodução do concreto em porcelanato, com peças lisas e estampadas no formato 80 x 80 cm. São maxi-ladrilhos nas cores verde (Natural), terracota (Terra), cinza (Concreto) e fundo puro de cada tonalidade. A linha ainda contempla mosaicos ripados nos mesmos três tons no formato 30 x 80 cm, desenvolvidos pela Officina Portobello. “No momento do convite da Portobello, eu e meu pai estávamos bem próximos, justamente por conta da idade dele. Então, a coleção foi uma grande oportunidade de nos aproximarmos ainda mais, principalmente sob o olhar criativo da profissão. Ele não topava mais qualquer trabalho mesmo, mas ele aceitou por mim e houve um ponto de fusão muito bacana. Meu pai estava habituado a trabalhar com ladrilhos de 20 x 20 cm. Ele sempre fez desenhos grandes partindo de ladrilhos pequenos, mas o desafio da Portobello era fazer grandes ladrilhos para formar desenhos ainda maiores com peças de 80 x 80 cm, por exemplo. Ele desenvolveu a coleção, primordialmente em P&B e por meio de recortes de papel, pois sempre trabalhava assim. Não posso responder pelo meu pai, mas acredito que ele estaria muito feliz com o resultado desse trabalho”, destacou Nadezhda.

Linha Oh!Take

Oh!Take Moon + Oh!Take City

Transgredir as formas planas do porcelanato por meio do traço do arquiteto Ruy Ohtake foi o desafio da Portobello para o último projeto do arquiteto em vida. São objetos inéditos e funcionais, com belas formas orgânicas que passam do status de design industrial para obra de arte. “O Ruy faz parte da família Portobello, pois ele foi a nossa primeira parceria nos anos 2000 com a linha Concretíssima. Ele tinha uma cabeça disruptiva e transcendia os limites da técnica. Ele incentivou muito a inovação da Portobello em todos os sentidos. Neste projeto, nós tivemos um desafio industrial gigante com as formas, pois normalmente trabalhamos com placas de porcelanato planas, mas o Ruy era o homem das formas e ele não abria mão de colocá-las nos projetos e queria testar e ousar”, lembrou Cristiane Ferreira, diretora de branding e inovação da Portobello.

Oh!Take Moon + Oh!Take City

Oh!Take, em grandes planos de lastras, revela a superfície infinita ao olhar. Cores atemporais, suaves, porém marcantes pela força da sua escala, revelam um novo caminho para projetar. Soul – curvas em amarelo (Home), azul (Heaven), branco (Mountain), cinza (Moon) e vermelho (Cliff) em longilíneo formato 30 x 120 cm.

Oh!take lastras – superfícies infinitas em cores que levam a montanha (Mountain), a floresta (Forest), a falésia (Cliff), a cidade (City) e o paraíso (Heaven) para dentro de casa (Home), assim como a Lua (Moon). “Meu pai me ensinou que a arquitetura tinha que mudar a vida das pessoas, não importava o nível social delas. E tínhamos que fazer com a mesma paixão, não importava se fosse um trabalho na comunidade ou um hotel de luxo.  Pra mim, é muito emocionante ver o ultimo projeto dele saindo para o mundo e ganhando vidas novas nas mãos dos arquitetos”, diz o também arquiteto e designer Rodrigo Ohtake, que coparticipou da criação da coleção ao lado do pai.

Linha Shibori

Shibori Lime

A arquiteta, designer e decoradora italiana Paola Navone assina a linha Shibori. A técnica manual japonesa de tingimento de tecidos possibilitou padronagens inesperadas e exclusivas nos revestimentos. Paola misturou cores e sabores do ocidente com o oriente. Curiosa, entusiasta de formas e materiais, seus projetos são verdadeiras obras-primas. 

Shibori Triangle Indigo Blue


A coleção transporta para perto das salgadas águas do Mediterrâneo, um convite recorrente das criações da designer. A coleção nos aproxima da paixão pela beleza imperfeita do artesanal e do charme das coisas feitas à mão, um convite recorrente nas suas criações.

Disponível em dois formatos, 20 x 20 e 30 x 42 cm triangular, em cores vivas e opções neutras. Puro design! Para ambientes contemporâneos que valorizam arte, sofisticação e o estilo arrojado.

Serviço:
Portobello
www.portobello.com.br

Deixe um comentário