#Club&Casa Home – Entrevista com o designer Bruno Faucz: em busca de equilíbrio estético!
Primeiro ele aprendeu os processos produtivos, para depois se debruçar no mar da criação. Em foco,
o designer Bruno Faucz.
Texto: Angela Villarrubia Fotos: Jomar Bragança, Marcelo Donadussi/Divulgação
Na cidade de São Bento do Sul – situada em pleno polo moveleiro do Planalto Norte Catarinense – nasceu, vive e trabalha o designer Bruno Faucz. Filho de professora e bancário, queria seguir uma carreira criativa, por isso inclinou-se pela publicidade e propaganda, mas acabou optando, felizmente, por sua segunda escolha: o design de móveis. Ele não aspirava abrir um atelier, como seus colegas de estudo, mas trabalhar na indústria e dominar tecnicamente o processo produtivo, além de adquirir visão de mercado. E assim atuou dos 19 aos 26 anos. Mas o espírito dos mestres Sergio Rodrigues, Jorge Zalszupin e Joaquim Tenreiro, a quem admira profundamente, falou mais alto e ele também passou a criar.
As estrelas de seu trabalho são as poltronas. “Se eu quisesse ser alguém na vida, teria que desenhá-las. Elas são o produto que mais dá identidade ao designer”, observa. A sua preferida é a VIP, composta por uma casca de multilaminado e uma estrutura bem fininha de metal, exposta na International Contemporary Furniture Fair (ICFF 2015), em Nova Iorque. Na ocasião, o portal Design Milk a destacou como um dos principais lançamentos da feira, uma conquista e um alento para o jovem criador.
Como bom profissional, ele já homenageou os entes amados com suas realizações. É o caso das poltronas Beca (um de seus primeiros trabalhos, em distinção à esposa Rebeca) e Theo (para seu filho primogênito Theodoro). “Agora falta outra para o caçula Matheus”.
Dentro do guarda-chuva dos materiais, Faucz tem uma propensão pela madeira. “Trabalhei com ela na indústria – e raramente me deparo com alguma dificuldade técnica”, revela, ao ressaltar que gosta de misturá-la com couro, tecido, metal… “Mas, nada over. Procuro o equilíbrio estético, a proporção certa”, finaliza.