#Aqui tem design – Cerâmicas criativas e coloridas de Paula Juchem aguçam sentidos de Beto Cozenza

Por Beto Cocenza
Fotos: Cris Vidal (retrato) e Ruy Teixeira/Divulgação

Escultura em cerâmica feita por Paula Juchem.

Ao primeiro olhar… uma surpresa, feliz e instigante. Nosso coração nos faz parar para contemplar as cerâmicas desta jovem artista: Paula Juchem. Ela descobriu sua paixão pela argila em um momento da vida em que morou em Milão, na Itália. Com formação em design gráfico, trabalhou por mais de uma década fazendo ilustrações para estúdios de design e editoriais. Em um curso em Ravena, a cidade dos mosaicos, apaixonou-se e nunca mais parou de produzir cerâmicas.

As formas orgânicas que são imaginadas no universo criativo desta artista multimídia são enviadas por meio de ondas para suas mãos e dedos, que transformam estes lindos devaneios em uma arte gostosa de se olhar. Eu tenho o impulso de querer colocar as mãos para sentir as texturas, cheirá-las, e uma vontade absurda de morder suas esculturas. Para mim, sua arte está intrinsecamente relacionada à culinária. Não a culinária cotidiana ou até mesmo aquela dos grandes chefs contemporâneos, mas a das receitas ancestrais, de suspiros e doces gigantes, da alquimia em que gnomos e outros seres da floresta produzem, até hoje, em suas tocas e mini casinhas, guloseimas fantásticas.

Escultura em cerâmica feita por Paula Juchem.

Suas obras alegram a vida e os ambientes, são montagens com possibilidades de contemplação e interpretações infinitas. Atualmente, Paula produz, além das cerâmicas, desenhos, aquarelas e telas com tinta acrílica.

Para segurar este tsunami criativo, antenada, fez parceria com a jovem galerista paulistana Janaina Torres, que começa a promovê-la no circuito hypado de feiras pelo planeta, tais como ARCO, SPArte e muitas outras. Acompanhem a carreira desta artista que não para de produzir gostosuras.

*Patrocinada pelo Club&Casa Design

*Beto Cocenza é idealizador do @boomspdesign

Deixe um comentário