#Club&Casa Home – Delicadeza e feminilidade dão o tom no projeto deste apartamento para uma mulher de negócios

A arquiteta Marcy Ricciardi cria ambientes funcionais para cliente com rotina dinâmica em imóvel novo, no bairro da Vila Mariana, em São Paulo.

Texto: Giulia Esposito

Fotos: Massimo Failutti/Divulgação

A base fria, formada por branco e cinza, foi rompida pelo piso de bambu e pelos revestimentos e elementos de tonalidade terracota.

Uma mulher de negócios, solteira e madura, com rotina efervescente, que ama cozinhar e estar junto à família e aos amigos. É este o perfil da cliente que a arquiteta Marcy Ricciardi precisava surpreender quando assumiu a reforma do apartamento de 70 m², recém-adquirido, na Vila Mariana (São Paulo).

A profissional, então, deu início à obra integrando o living à varanda – que virou sala de jantar –, à cozinha e à área de serviço para que, desta forma, a interação com os convidados fosse mais efetiva e funcional. A base fria, formada por branco e cinza, foi rompida pelo piso de bambu e pelos revestimentos e elementos de tonalidade terracota; ao mesmo tempo que aquecem os espaços, eles traduzem modernidade e ousadia.

O estar, que faz também de home theater, é ambientado por sofá de couro cinza, mesinha lateral Nambu, da designer Patricia Anastassiadis, almofadas e tapete coloridos e uma marcenaria multifuncional (Duarte Design Mobiliário Marcenaria), com ripados, como no rack que também é suporte para a TV, apoio para objetos decorativos e ainda camufla a condensadora do ar-condicionado. No antigo lugar da varanda e com vista panorâmica, a sala de jantar, com seu mobiliário de linhas retas, recebe a graça de duas cadeiras Giorgio, estofadas em veludo rosé, preenchendo os cantos da mesa, e do elegante lustre (Efeitoluz) com lâmpadas em duas alturas e cuja estrutura acompanha a verticalidade das pregas da cortina automatizada.

A marcenaria com função de bancada divide a cozinha do estar. Uma cristaleira fica na parte superior da adega climatizada. Ao lado um armário espelhado separa a área das banquetas.

Ainda no estar, que também tem função de home theater, a marcenaria vem com armários ripados, como no rack que também é suporte para a TV, apoio para objetos decorativos e ainda camufla a condensadora do ar-condicionado.

Um móvel com bordas amadeiradas comporta condensadora do ar-condicionado e é adornado por plantinhas suspensas em vasos de terrário; é acompanhado por dupla de mesinhas de apoio com tampo de pedra.
Na mesma linguagem tonal, a cozinha recebeu marcenaria confeccionada em MDF com acabamento em folha de madeira e lacas cinza e terracota. Ocupando o antigo espaço da churrasqueira, a área de serviço, ao fundo, possui máquina lava e seca e armário de armazenamento.
Para o banheiro social, a profissional optou por um porcelanato que imita o mármore preto imperial (Barotti Design) e que foi cortado em formato de tijolinhos (Pedras Veneza), revestindo toda a área molhada. Box e espelho, Fazolim Vidros e Espelhos
Na única suíte, de pegada clássica e bem feminina, o delicado papel de parede, com folhagens, é emoldurado por boiseries douradas. Ao lado da cama, cada mesinha tem formato diferente.
A arquiteta Marcy Ricciardi


Deixe um comentário