#Club&Casa Home – Moradores de condôminio ganham vista de mata nativa de Bertioga com a reforma do salão de festas

Contato com a natureza, funcionalidade e inclusão foram as premissas da obra assinada pelo arquiteto Daniel Rezende Sá Leitão, do escritório OIA Arquitetura, neste espaço de convivência.

Texto: Angela Villarrubia

Fotos: Henrique Ribeiro/Divulgação

Destaque para a madeira de demolição na área da TV e no balcão da ilha. As mesas têm tom carvalho e pés pretos. No piso, porcelanato retificado polido off white. A iluminação é homogênea, com placas de LED. Sobre a ilha, pendentes tipo globo, cromados, para combinar com os eletrodomésticos. Refletores verdes dão relevo à mata nativa. Iluminação: Efeitoluz

Os moradores de um condomínio de alto padrão na Riviera de São Lourenço (Bertioga), no litoral paulista, queriam atualizar a área do salão de festas e seu espaço gourmet. O projeto deveria satisfazer a todos os residentes de forma geral, além de impressionar os visitantes e valorizar o imóvel. Daniel Rezende Sá Leitão, do escritório OIA Arquitetura, fez diversas alterações na área construída de 100 m² (total de 140 m²).

Dois banheiros que ocupavam uma área significativa dentro do próprio salão foram eliminados. O profissional ainda reformou outro par e implantou um terceiro especificamente para pessoas com necessidades especiais. O fechamento de alvenaria no fundo do salão também foi removido para criar uma área externa e aumentar sua capacidade.

O muro de divisa de edifício foi igualmente demolido e substituído por um fechamento de vidro, para que os usuários tivessem uma vista privilegiada da mata nativa. A parte mais difícil da obra foi a exaustão do forno a lenha e da churrasqueira, itens essenciais do projeto. “Não podíamos simplesmente conduzir a fumaça para a área externa; o duto deveria subir até 3 m acima do último andar, sem interferir na fachada do edifício. Como este tinha um shaft de ventilação, usamos essa área para fazer o duto e colocamos um dumper com exaustão forçada”, explica o profissional.

Um sofá em L aumenta a capacidade de conforto do ambiente. o móvel combina com as persianas.

Nas noites quentes de verão, a área de alimentação externa é a mais concorrida. Tanto este ambiente quanto o interno tiveram um aumento na quantidade e capacidade de mesas após a reforma. Móveis soltos e persianas, Full House. No piso, porcelanato que imita deck de madeira (Barotti Design).

A cozinha americana é composta por forno a lenha, churrasqueira, fogão, torre com micro-ondas, além de geladeira Side by Side. Na ilha, chopeira Naja dupla e cubas com triturador. Eletrodomésticos: Gourmet Conceito. Balcão: Marmoraria Pedra Julia.
Daniel Rezende Sá Leitão, do escritório OIA Arquitetura.


Deixe um comentário